Imagem corporal em adolescentes

A imagem corporal em adolescentes relaciona-se com a forma como o indivíduo se observa e compreende a si mesmo, dentro do seu corpo, nesta fase de desenvolvimento.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A imagem corporal em adolescentes relaciona-se com a forma como o indivíduo se observa e compreende a si mesmo, dentro do seu corpo, nesta fase de desenvolvimento.

Devido às alterações à adolescência associadas, é comum encontrar situações de dificuldades de adaptação, principalmente no caso das raparigas.

A imagem corporal diz respeito a uma relação entre o indivíduo no seu próprio corpo e com os outros. Durante a fase da adolescência, devido às mudanças corporais que da mesma fazem parte, esta relação torna-se especialmente mais intensa (Campagna, & Souza, 2006).

De acordo com os estudos de Alves, Vasconcelos, Calvo e Neves (2008) as adolescentes com imagem corporal para si mesmas insatisfatória, têm por hábito procurar estratégias que lhes permitam alterar o mesmo, passando, comumente pelas mudanças na alimentação.

Vale lembrar que devido às alterações decorrentes desta fase, no corpo da adolescente, é natural a necessidade de procurar uma nova identificação com o corpo em crescimento, pelo que a rapariga se encontra na necessidade de encontrar formas de se ajustar mentalmente à sua nova condição (Campagna, & Souza, 2006).

Devido a hábitos alimentares nada saudáveis que as mesmas adquirem, em prol de uma imagem corporal criada por si, acabam por desenvolver perturbações de desenvolvimento e de alimentação, quando comparadas com outras raparigas na mesma faixa etária sem qualquer tipo de perturbação desta natureza (Alves, Vasconcelos, Calvo, & Neves, 2008).

Em quadros de anorexia nervosa, por exemplo, podemos verificar com bastante frequência, uma sobrevalorização da imagem corporal e uma auto-avaliação que se traduz em insatisfação consigo mesmas (Alves, Vasconcelos, Calvo, & Neves, 2008).

“… a anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela recusa do indivíduo em manter um peso adequado para a sua estatura, medo intenso de ganhar peso e uma distorção da imagem corporal, além da negação da própria condição patológica” (Alves, Vasconcelos, Calvo, & Neves, 2008).

É importante não esquecer que, por vezes, a imagem corporal na adolescência, mesmo que não existam cenários de perturbação alimentar, pode trazer medos e angústias que são normais nesta fase devido às mudanças a ela associadas e que nem sempre existe maturidade para conseguir encarar os desafios que daí advêm (Campagna, & Souza, 2006).

Conclusão

A imagem corporal em adolescentes é um assunto muito delicado devido à faixa etária em que a mesma é observada. É comum encontrar medos e angústias, por vezes até mesmo perturbações alimentares, devido à imagem corporal perfeita que é passada nesta fase em que o corpo e a mente se encontram em período de amadurecimento e que nem sempre é possível ajustar da forma perfeita ambas as partes. Esta situação acontece por se tratar de uma fase de muitas mudanças em todos os níveis, principalmente ao nível do corpo pelo que é importante ter em conta estas questões quando se fala na percepção ou imagem dos indivíduos acerca de si, nesta fase.

398 Visualizações 1 Total

References:

  • Alves, E, Vasconcelos, F.A.G, alvo, M.C.M, & Nves, J. (2008). Prevalência de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal em adolescentes do sexo feminino do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Disponível em https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2008000300004&script=sci_arttext;
  • Campagna, Viviane Namur, & Souza, Audrey Setton Lopes de. (2006). Corpo e imagem corporal no início da adolescência feminina. Boletim de Psicologia, 56(124), 9-35. Recuperado em 28 de novembro de 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432006000100003&lng=pt&tlng=.
398 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.