Estratégias educativas

Estratégias educativas dizem respeito aos métodos que os pais ou figuras mais próximas utilizam, na educação das crianças e dos adolescentes.

De acordo com os estudos de Bem e Wagner (2006) as estratégias educativas estão ligadas a vários fatores, desde a gestação e nascimento de um bebé, sendo estes o contexto familiar, as crenças, os valores e as metas.

Desta forma podemos falar da função dos pais como o processo mais complexo associado à educação, devido à influência dos fatores acima mencionados, pelo que a missão dos mesmos é levar e orientar os filhos a assimilar as estratégias a eles relacionadas, passando assim de geração em geração (Bem, & Wagner, 2006).

O intuito das estratégias educativas utilizadas por cada família, é levar os seus filhos a realizar determinados objetivos em diferentes áreas da vida, sejam eles sociais, académicos ou afetivos (Cecconello, Antoni, & Koller, 2003).

Estes fatores irão determinar o comportamento a adotar por parte das crianças e ao longo da vida e podem ser realizados de forma indutiva, ou seja, quando os pais levam os filhos a refletir sobre determinada situação, de forma a compreender as consequências que daí poderão advir, dentro dos quais, é, habitualmente, mais fácil de gerar empatia já que é valorizada a capacidade de compreensão da criança acerca do assunto (Bem, & Wagner, 2006).

Podem também ser utilizadas estratégias coercivas em cujas técnicas são mais disciplinares, através da força e do poder, que pode ser através de castigos, ameaças, punição física, privação, etc (Bem, & Wagner, 2006). No caso destas segundas a capacidade de compreensão da criança é desvalorizada e não desenvolvida, pelo que impera o controlo do comportamento (Bem, & Wagner, 2006).

Conclusão

As estratégias educativas são fundamentais no desenvolvimento das crianças e adolescentes porque são provenientes dos pais, sendo estes as figuras mais importantes e mais influenciadoras, já que são, habitualmente, quem se encontra mais próximo das mesmas. É importante compreender que tipo de estratégias se utiliza uma vez que, diferentes tipos de educação vão gerar diferentes comportamentos e, posteriormente, levar ao desenvolvimento de diferentes tipos de personalidade na vida adulta.

Segundo os estudos de Cecconello, Antoni e Koller (2003) estas últimas eram as estratégias educativas oficiais e mais conhecidas há alguns anos atrás, pelas quais era normal fazer sempre o uso da força com as crianças.

  • Bem, L.A, & Wagner, A. (2006). REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PARENTALIDADE E O USO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM FAMÍLLIAS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 63-71, jan/abr. 2006;
  • Cecconello, A.M, Antoni, C, & Koller, S.H. (2003). PRÁTICAS EDUCATIVAS, ESTILOS PARENTAIS E ABUSO FÍSICO NO CONTEXTO FAMILIAR. Psicologia em Estudo, Maringá, v.8, num esp., p.45-54, 2003.

 

658 Visualizações 1 Total
658 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.