Cuidadores de idosos
Cuidadores de idosos são as pessoas mais próximas dos idosos responsáveis por estes quando os mesmos se encontram em estado dependente. Habitualmente, o estilo de vida destes cuidadores sofre ajustes devido à necessidade de dar resposta aos idosos a seu cargo.
É importante referir que, no que diz respeito às características dos cuidadores de idosos, são maioritariamente do sexo feminino, filhas ou esposas e com idades, na maioria, dentro do intervalo entre os 50 e os 65 anos (Pinto, & Barham, 2014).
Segundo os estudos de Ferreira, Alexandre e Lemos (2011) a importância de falar em cuidadores de idosos diz respeito ao facto de que, as doenças desenvolvidas devido ao avanço da idade, levam, frequentemente, a que os cuidadores tenham de alterar o seu estilo de vida.
No entanto, sabe-se que, de acordo com a literatura, as respostas das instituições de saúde aos cuidadores, ainda têm algumas limitações, tendo em conta a necessidade de encontrar meios e recursos tais como o apoio domiciliar, os cuidados ao próprio cuidador e encontrar forma de lhe prestar a assistência necessária, compreendendo também as suas limitações e a sua realidade (Ferreira, Alexandre, & Lemos, 2011).
Verifica-se, pelos trabalhos realizados no terreno, que cuidadores de idosos que têm a devida assistência, correm menos riscos no que concerne ao comprometimento da sua saúde em vários sentidos (Ferreira, Alexandre, & Lemos, 2011).
Pinto e Barham (2014) indicam que a mudança no estilo de vida de um cuidadores de idoso pode levar ao aumento do nível de stress e, muitas vezes, à diminuição da qualidade de vida dos mesmos.
Algumas das doenças mais comuns em cuidadores de idosos, além das associadas ao stress, são as coronarianas e a depressão (Pinto, & Baham, 2014).
O apoio domiciliário pretende orientar, informar e prestar apoio aos cuidadores de idosos ajudando-o a funcionar melhor na qualidade de prestador de cuidados, principalmente do ponto de vista físico e afetivo (Ferreira, Alexandre, & Lemos, 2011).
Conclusão
A importância dada aos cuidadores de idosos prende-se com o facto de os mesmos também precisarem de cuidados uma vez que todo o seu estilo e qualidade de vida muda devido à necessidade de cuidar da pessoa idosa. Na maioria das vezes encontramos cenários de stress e depressão causados pelo dia a dia dos cuidados prestados pelo que é fundamental que haja equipas devidamente qualificadas e preparadas para dar resposta às necessidades que estes cuidadores têm e que, muitas vezes, não são vistas com a relevância que têm.
References:
- Ferraresi Rodrigues Pinto, Francine Náthalie; Barham, Elizabeth Joan. Habilidades sociais e estratégias de enfrentamento de estresse: relação com indicadores de bem-estar psicológico em cuidadores de idosos de alta dependência Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol. 17, núm. 3, julio-septiembre, 2014, pp. 525-539;
- Ferreira, C.G, Alexandre, T.S, & Lemos, N.D (2011). Fatores Associados à Qualidade de Vida de Cuidadores de Idosos em Assistência Domiciliária. Saúde Soc. São Paulo, v.20, n. 2, p. 398-409, 2011. Disponível em https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/2011.v20n2/398-409/pt