Comunicação interna é a transmissão e partilha de informações relevantes e estratégicas num ambiente corporativo.
A troca de informação na comunicação interna deve ser feita tanto de forma vertical (entre superiores e subordinados e vice-versa) ou de forma horizontal (entre os funcionários de um mesmo nível hierárquico).
Objetivo da comunicação interna
A comunicação interna tem como principal objetivo promover um diálogo salutar com os colaboradores e tornar o clima organizacional agradável. A ideia é manter os colaboradores motivados e alinhados com os objetivos, causas e discursos da empresa. Quando maximizada, a comunicação interna é mesmo capaz de transformar cenários organizacionais, motivando os colaboradores de uma empresa e ajudando a organização a atingir as suas metas e objetivos.
Para tal, a comunicação interna usa vários meios de comunicação institucionais capazes de levar as informações relevantes sobre a organização ao seu público interno.
Principais canais da comunicação interna
Para que as ações da comunicação interna sejam bem-sucedidas, é necessário que se analisem detalhadamente os canais disponíveis para chegar ao público, de forma a escolher o ou os mais adequados, sendo que os principais canais são:
Mural de avisos
É uma das formas mais tradicionais que as empresas utilizam para a sua comunicação interna e ainda hoje funciona. Basicamente trata-se de um quadro exposto num local central, onde se podem afixar avisos e notícias, mas também panfletos, cartazes, etc.
Os emails também são bastante utilizados nas estratégias de comunicação interna. Através de grupos que podem incluir toda a empresa ou apenas departamentos específicos, as mensagens enviadas por email – se transmitidas da forma certa e se não forem ignoradas pelos recetores – são efetivas.
Televisão corporativa
Uma televisão corporativa é uma forma moderna e dinâmica de se fazer comunicação interna passando notícias e outras informações. Este meio deve ser difundido através de televisores colocados estrategicamente dentro da empresa em locais de maior afluência de modo que o público interno possa ficar a par de tudo que acontece na empresa.
Canal de vídeos interno
O canal de vídeos interno é semelhante à televisão corporativa, mas é muito mais simples e acessível: dispensa televisores, pois o seu conteúdo é acedido através de computadores, smartphones e tablets dos colaboradores. O ideal é que cada departamento tenha o seu espaço para divulgar notícias e novidades e todos poderem acompanhar através dos seus próprios equipamentos. Um canal de vídeos interno ainda pode servir como meio para a empresa oferecer treinos e formação.
Intranet
A intranet também é bastante utilizada quando se trata de comunicação interna, pois sendo uma rede privada permite aos colaboradores partilharem arquivos e informações confidenciais, por exemplo, e manterem-se ligados a toda a empresa.
Jornal interno ou newsletter
Um jornal, newsletter ou revista interna (impressa ou digital) é outro canal através do qual é possível efetivar a comunicação interna, destacando as notícias mais importantes e reservando um espaço para cada setor ou departamento da empresa.
Em suma, a escolha do meio varia consoante o tipo de empresa e de profissionais, mas também consoante o tipo de mensagem que se pretende transmitir: uma informação mais ampla, como a propagação dos valores, missões, visões, estratégias de mercado e objetivos organizacionais não vai ser transmitida da mesma forma que uma informação referente a metas de um pequeno departamento da empresa, por exemplo.
Contudo e independentemente do meio de comunicação, deve-se usar sempre uma linguagem clara e objetiva para falar com os colaboradores de uma empresa de modo a evitar dúvidas, comentários impróprios e a proliferação de boatos. E para que os colaboradores fiquem alinhados com os objetivos da empresa, o relacionamento deve ser sempre transparente, constante, empático e simples.
Importância e benefícios da comunicação interna para uma empresa
- Melhora o clima organizacional.
- Aumenta a interação entre os colaboradores.
- Motiva os profissionais.
- Estimula os colaboradores a desenvolver relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação.
- Reduz as distâncias entre os departamentos.
- Ajuda as pessoas a trabalhar em sintonia.
- Fortalece o espírito de equipa.
- Deixa os funcionários mais felizes.
- Diminui a taxa de rotatividade.
- Facilita a integração de novos funcionários.
- Aumenta a produtividade interna.
- Permite que cada funcionário passe a perceber melhor qual é o seu papel dentro da empresa, a sua importância e o impacto que seu trabalho gera nos resultados globais da organização.
- Ajuda os profissionais a perceber o quanto eles e as suas respetivas equipas precisam de produzir para que o negócio, como um todo, tenha sucesso.
- Minimiza os boatos, rumores e intrigas.
- Reduz os efeitos de uma crise.