Recitativo

O género vocal recitativo, muito próximo da linguagem falada ou declamada; os dois tipos de recitativos: secco e accompagnato; o recitativo instrumental.

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Conceito de Recitativo

O recitativo é um género de canto muito próximo da acentuação da linguagem declamada ou falada, que se utiliza sobretudo na ópera ou na oratória, e que tem grande liberdade rítmica. Foi desenvolvido no final do século XVI, contrastando com o género polifónico dominante da época, a música coral.

Nas primeiras óperas do século XVII, como a «Euridice» de Jacopo Peri, o género consistia numa forma lírica que tinha como objectivo comunicar a emoção do texto, compondo uma espécie de recitativo arioso. Contudo, ainda no final do mesmo século, passou a desempenhar uma função narrativa ou de diálogo enquanto a ária subsequente, muitas vezes, estática ou contemplativa, fazia acentuar/perdurar o lado emotivo do enredo desenvolvido no recitativo. Esta convenção começou a diluir-se com a utilização que Mozart fez dos recitativos, tornando-os mais expressivos e inventivos (como no «Don Giovanni»).

Tipos de recitativos: accompagnato ou secco

Existem dois tipos de recitativos. No recitativo accompagnato ou stromentato, que surgiu cerca 1663, a voz é acompanhada por instrumentos. Este é, normalmente, utilizado em momentos mais dramáticos da história da personagem em causa. No recitativo secco, a melodia e o ritmo do canto seguem a acentuação verbal, só acompanhados, de vez em quando, por acordes no cravo, com a possibilidade de dobragem na linha do baixo por um violoncelo ou outro instrumento grave.

A título de exemplo, na «Paixão Segundo São Mateus» de J.S. Bach, as intervenções do Evangelista (Mateus) surgem sob a forma de recitativo secco enquanto as intervenções de Cristo surgem sob a forma de recitativo accompagnato.

Recitativos instrumentais

Embora seja, por definição, um género vocal, muitos foram os compositores que fizeram do recitativo um género instrumental. Um dos primeiros exemplos é encontrado no movimento lento do «Concerto para violino RV. 208» de Vivaldi, onde o próprio deixou a indicação “recitativo”. Seguiram-se a Vivaldi outros compositores de renome, de épocas distintas, como Haydn, Beethoven, Rimsky-Korsakov, Berlioz e Schönberg.

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References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

The Editors of Encyclopædia Britannica (nd). Recitative. Em https://www.britannica.com/art/recitative

Recitativos instrumentais. Em https://pt.wikipedia.org/wiki/Recitativo#Recitativos_instrumentais

 

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