Jingle é uma pequena música que serve para promover uma marca, produto ou serviço em publicidade de rádio ou televisão.
Jingle (que significa “tinido” em português) é um termo inglês que se refere a uma mensagem musical publicitária, elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser memorizada e lembrada com facilidade pelos ouvintes.
Efetivamente, o jingle publicitário tem por objetivo cativar o público e por isso usa letras e melodias simples capazes de serem, inconscientemente, recordadas por quem as ouve. Os jingles são geralmente curtos, 15 segundos a um minuto de duração, e podem ser falados ou cantados.
Um jingle é, em suma, uma música feita exclusivamente para um produto, empresa ou político. É, geralmente, uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou de televisão para identificação da marca, canal ou frequência.
Também existem jingles políticos, usados para que os políticos sejam reconhecidos perante os eleitores.
Um pouco de história…
Apesar de não haver uma data certa que marque o início dos jingles, foi na década de 20 que algumas empresas começaram a criar melodias com os seus slogans para veicular na rádio, que era o centro de entretenimento das famílias na época.
O primeiro jingle foi produzido no Natal de 1926, nos Estados Unidos, para uma marca de cereais chamada Wheaties e usava o slogan: “Para um pequeno-almoço de campeões”. Graças ao jingle, a marca Wheaties popularizou-se e as vendas dispararam.
Há ainda quem defenda que o primeiro jingle foi criado anos antes, em 1905, e que se chamava “In My Merry Oldsmobile”, embora esta música date de uma época onde ainda não se produziam anúncios comercias na rádio. Seja como for, certo é que mesmo no início dos anos 30, a rádio estava no seu auge, sim, mas tinha regras bastante rígidas no que dizia respeito a publicidade: uma dessas regras proibia a propaganda direta em horário nobre. Então, os publicitários tiveram a ideia de usar o jingle para poder publicitar os seus produtos e serviços, pois um jingle não era considerado publicidade direta, mas conseguia mencionar o nome de uma empresa e vender produtos e serviços. Contudo, o auge comercial e artístico dos jingles só aconteceu na década de 50, ainda nos EUA. Durante os anos 50, os jingles foram usados em diversos produtos: doces, tabaco, bebidas, carros, produtos de higiene, etc.
Diferenças entre jingle, spot e springle
O jingle é uma peça publicitária curta e materializada numa música com refrão simples, feita exclusivamente para um produto/serviço ou empresa. Spot também é uma produção de áudio utilizada como peça publicitária em rádio (e televisão), mas em vez de ser cantada é falada, através de uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes). O spot pode ter efeitos sonoros e uma música de fundo.
Por último, o springle é uma mistura de spot com o jingle, ou seja, tem partes cantadas e partes faladas.
Principais tipos de jingles publicitários
Promocional – Jingle que destaca ofertas que a empresa ou marca deseja promover. Regra geral é de tempo limitado e é veiculado com mais frequência para atingir o público-alvo de um anunciante.
Institucional – Jingle que representa o hino da empresa, produto ou serviço. Não visa fazer uma promoção e costuma ser utilizado em aniversário de empresas, instituições, produtos ou serviços, bem como em datas especiais, como Natal, Carnaval e Páscoa. A maioria dos jingles institucionais, tem características que sensibilizam, emocionam.
Este tipo de Jingle pode ainda ser subdividido em dois: direto e indireto. O primeiro divulga as características do produto ou serviço e o segundo tenta lançar, de uma forma quase subliminar, alegria, prazer e outras características positivas que possam ser associadas ao anunciante. Em ambos os casos, divulgam uma marca, produto ou instituição, fixando as características e o nome do que está a ser anunciado e podem ficar por longos períodos no ar (desde que se tome cuidado para não saturar o ouvinte).
Parodiante – Jingle feito com músicas que já existem, sejam elas nacionais ou internacionais, adaptando-as com outra letra (após autorização dos detentores dos direitos autorais da música para a divulgação em rádio ou televisão, claro).
Político – Jingle voltado para a área política, muito usado em épocas de campanhas eleitorais.