Ramalina farinacea

Ramalina farinacea é uma espécie de líquen fruticuloso pertencente à ordem Lecanorales.

Caracterização de Ramalina farinacea

 

Ramalina farinacea
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
 Fungi Ascomycota Lecanoromycetes Lecanorales Ramalinaceae Ramalina R.farinacea

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Necessidades Nutricionais

Eurasia, África, (também em Madagáscar), América e Oceânia. Não avaliado pelo IUCN*. Cresce nas árvores. Elevada tolerância ecológica.

 

Características Físicas
Anatómicas Talo fruticuloso, de tom verde-acinzentado a amarelo-esverdeado
Tamanho Pode atingir até cerca de 7 cm. de comprimento.
Estruturas Reprodutoras Sorálios brancos, ovais e marginais.

*International Union for Conservation of Nature.

 

800px-Ramalina_fraxinae_ascocarp

Ramalina farinacea

 

O líquen Ramalina farinacea é um organismo simbionte pertencente à ordem dos Lecanorales. Um líquen é uma associação simbiótica estabelecida entre um fungo e uma alga.

Características físicas e ecológicas

Trata-se de um líquen constituído por um talo fruticuloso (o formato é arbuscular ou ramificado e o talo está unido ao substrato por um só ponto) com uma coloração uniforme que pode ir do verde-acinzentado ao amarelo-esverdeado. O talo é viscoso e pode apresentar-se liso ou ser constituído por alvéolos longitudinais pouco profundos.

Esta espécie cresce perpendicularmente ao substrato ou pode desenvolver-se com um hábito pendente. Tanto a face superior como a inferior exibem a mesma coloração e estrutura morfológica. O talo apresenta uma secção transversal quase circular e ramificações bifurcadas que terminam num ápice pontiagudo. Estas ramificações são lineares e muito estreitas, não atingindo mais do que 2 milímetros de largura. Os sorálios (estruturas reprodutoras) são bem definidos, brancos e ovais, encontrando-se distribuídos ao longo das margens do talo.

Este organismo coloniza bosques e habitats onde ocorrem espécies de árvores de folha caduca ou com folhas aciculares (em formato de agulha). Possui uma elevada tolerância à poluição e apresenta grande capacidade de adaptação a diferentes condições ecológicas. Esta espécie pode ser encontrada ao longo de todo o ano.

876 Visualizações 1 Total

References:

  • Wirth, V. (2004). Guía de campo de los líquenes, musgos y hepáticas: con 288 especies de líquenes y 226 de briófitos (musgos y hepáticas). Omega.
  • on-line: http://www.catalogueoflife.org/col/details/species/id/7c219c2633afe519ae0cdce6dddc4dba
876 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.