A inclusão social diz respeito à promoção de igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente da sua condição.
A literatura relacionada com o tema, apesar de ainda demonstrar algumas lacunas, já nos permite perceber a necessidade de intervenção neste sentido, uma vez que as diferenças sociais possíveis de observar demonstram um destoar bastante grande de possibilidades entre algumas camadas da população e outras.
Habitualmente, a inclusão social associa-se a pessoas com algum tipo de diferença do padrão da maioria, grande parte delas, por questões de deficiência (Maciel, 2000).
Desta forma, a prioridade junto de pessoas diferentes, é garantir o seu direito ao respeito e à dignidade, garantindo que as suas oportunidades de desenvolvimento e de acesso a todos os recursos que estão disponíveis para outras pessoas, também são disponibilizados para quem, de alguma forma, se encontra em situação diferente, ou seja, promovendo a inclusão social das mesmas (Maciel, 2000).
Assim, os projetos de inclusão social devem garantir algumas premissas específicas como:
- Todos têm direito à educação básica, com as mesmas oportunidades de aprendizagem;
- Todos temos características pessoais com o mesmo grau de importância, mesmo sendo diferentes de indivíduo para indivíduo;
- O sistema deve garantir a inclusão social de todos de forma a que as características individuais sejam vistas como uma mais valia para o desenvolvimento pessoal e comum;
- A educação básica deve garantir que todos podem ser incluídos nos programas educativos e cumpridas as respostas às necessidades de todos;
- A educação deve promover a inclusão e prevenir a discriminação, mostrando-se acolhedora
(Maciel, 2000).
Conclusão
Apesar da escassa informação acerca do tema, podemos compreender que a inclusão social visa igualdade de oportunidades para todos, independentemente da condição da pessoa, seja ela pessoal, profissional, familiar, etc.
Grande parte das situações em que é mais notória a necessidade de implementar projetos de inclusão social, associam-se a pessoas com algum tipo de deficiência e ou a pessoas com NSE baixo.
References:
- MACIEL, MARIA REGINA CAZZANIGA. (2000). Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, 14(2), 51-56. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000200008.