Inclusão escolar

A inclusão escolar diz respeito à participação de todos os alunos de forma diversificada e independentemente das suas diferenças, dentro da comunidade escolar.

A inclusão escolar diz respeito à participação de todos os alunos de forma diversificada e independentemente das suas diferenças, dentro da comunidade escolar.

 

“Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção no sistema de ensino…”, o que significa que se coloca aqui a presença de elementos de diferentes cores, classes sociais, condições físicas e/ou psicológicas, etc.

Assim, é fundamental que todas as escolas estejam dispostas e preparadas a acolher todo o tipo de alunos, de forma especializada em casos que fogem aos padrões normativos.

Alguns estudos evidenciam como a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (nee) é uma grande mais valia par a promoção da escola aberta a todos independentemente das diferenças.

Desta forma, foi necessário alterar algumas leis e políticas educativas no sentido de evitar que os alunos com nee tivessem de ser encaminhados para escolas especializadas apenas para este tipo de alunos. Para que tal seja possível, já existem leis que preveem que os alunos com nee tenham acesso a um atendimento especializado de acordo cm s suas necessidades, dentro dos estabelecimentos públicos de ensino.

Algumas das prioridades vigentes pretendem que os pais e encarregados de educação sejam parte integrante e participativa de todo o processo, uma vez que estes são os principais modelos educativos na maioria dos casos e os que estão, habitualmente, mais presentes na transição para a vida depois da escola.

Além da inclusão dos pais e encarregados de educação, todas as escolas devem ter professores especializados para que se possa integrar estes alunos nas salas de aulas comuns.

Em termos físicos, a escola deve estar preparada com corrimões e casas de banho adaptados, rampas, elevadores, etc, com os seus espaços devidamente modificados e ajustados às suas necessidades.

Conclusão

A inclusão escolar visa que todos os alunos com e sem diferenças tenham acesso às instituições de ensino de forma adaptada às necessidades de cada um, para que todos sejam atores participativos de todas as atividades letivas.

285 Visualizações 1 Total

References:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/o/71911.

285 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.