Igualdade

A igualdade diz respeito ao acesso de todos ás mesmas oportunidades independentemente de características pessoais ou contextuais.

A igualdade diz respeito ao acesso de todos às mesmas oportunidades independentemente de características pessoais ou contextuais.

De acordo com os trabalhos de Oliveira e Passos (2016) o assunto da igualdade é de suma importância para a Psicologia, no sentido de procurar, ao máximo, encontrar o direito de todos a serem tratados da mesma forma, ou seja, com os mesmos direitos e deveres.

Fala-se assim, de questões comunitárias, uma vez que a igualdade é um assunto que diz respeito à comunidade pois envolve o bem estar de todos, ou seja, a igualdade de oportunidade e de evolução para todos os indivíduos (Oliveira, & Passos, 2016).

Borges (2019) corrobora estas declarações quando refere a igualdade de oportunidades entre os géneros feminino e masculino, no sentido de ambos terem o mesmo acesso às oportunidades de evolução, independentemente do papel de cada um na sociedade.

Considera-se que a igualdade, do ponto de vista da Psicologia, promove a saúde e a qualidade de vida de cada um de nós, tanto de forma individual como coletiva (Oliveira, & Passos, 2016).

Do ponto de vista da igualdade de género, os estudos encontram evidencias de que reconhecer a mais valia da presença das mulheres no mercado de trabalho, pode melhorar em muitos aspetos a vida dos indivíduos, por exemplo, no que diz respeito à reestruturação da cidadania (Borges, 2019).

Para que tal seja possível, é necessário mexer com todo o sistema seja no que diz respeito às políticas, às instituições, às famílias, à sociedade, ou seja, a cada uma das partes do sistema comunitário em que estamos inseridos (Oliveira, & Passos, 2016).

Não podemos deixar de referir a importância da igualdade no que concerne à prevenção da violência doméstica e do tráfico de seres humanos, uma vez que se trata de uma questão humanitária (Borges, 2019).

Conclusão

A igualdade refere-se, de uma forma geral, ao acesso igualitário ao mesmo tipo de oportunidades entre diferentes indivíduos, independentemente de características pessoais, como por exemplo, o género. Grande parte das vezes vemos a mesma com necessidade de ser posta em prática no que diz respeito à questão da diferença entre géneros, principalmente, para promover questões extremas como a violência doméstica ou o tráfico de seres humanos, nos quais, na maioria dos casos, as mulheres são aquelas que precisam de maior e mais rápida intervenção.

8 Visualizações 1 Total

References:

  • Borges, A. (2019). Percursos na igualdade de género e de oportunidades. PSICOLOGIA.PT – O PORTAL DOS PSICÓLOGOS. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?percursos-na-igualdade-de-genero-e-de-oportunidades&codigo=A1297&area=d9
  • Oliveira, A.S, & Passos, P. (2016). A psicologia na promoção da justiça da igualdade. PSICOLOGIA.PT – O PORTAL DOS PSICÓLOGOS. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?a-psicologia-na-promocao-
8 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.