Vila das Aves (Porto)

Vila das Aves, por vezes referida apenas como Aves, é uma freguesia do extremo norte concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto, na região Norte de Portugal. Esta freguesia tem 6,16 km² de área e 8458 habitantes, de acordo com os censos de 2011. A freguesia é limitada a oeste pelo rio Ave, a norte pelo município de Vila Nova de Famalicão, a este pelo município de Guimarães e a sul pelo rio Vizela.

História da freguesia

A Vila das Aves sempre pertenceu ao concelho de Santo Tirso, tendo sido elevada ao estatuto de vila a 4 de abril de 1955, sendo que até a esse momento era conhecida como São Miguel das Aves. Antes disso, desde meados do Liberalismo, que esta freguesia passou por períodos de progresso e a sua história sempre foi paralela a uma tentativa de reorganização administrativa.

A freguesia de São Miguel das Aves beneficiou bastante da instalação da Fábrica do Rio Vizela, em 1845/46, uma fábrica pioneira na indústria de fiação e tecelagem. Aliás, o desenvolvimento da vila aconteceu essencialmente devido à sua força na indústria têxtil.

Atualmente, Vila das Aves é o segundo aglomerado urbano mais importante do concelho de Santo Tirso, beneficiando de um conjunto de equipamentos urbanos, mas também de boas acessibilidades.

Património

Como principais locais de interesse patrimonial destacam-se, em Vila das Aves, o Estádio do Grupo Desportivo das Aves, o Mosteiro das Irmãs Clarissas e a Capela de São José, onde se venera Nossa Senhora Menina, o Museu de Arte Sacra, a Igreja Matriz de Vila das Aves e o Mosteiro da Visitação. Ao nível do património paisagístico convém realçar as águas sulfurosas das Termas Amieiro Galego, que se afirmam como um local de atratividade turística.

Brasão da freguesia

STS-aves

O brasão de Vila das Aves, aprovado em 1995, tem em lugar de honra uma balança de ouro e uma espada de ouro flamejante, que simbolizam São Miguel Arcanjo, patrono da freguesia. Em segundo plano surgem dois rios, em faixa, simbolizando o Ave e o Vizela que pautam a paisagem local, assim como o escudo verde, símbolo da agricultura, e a lançadeira de ouro, que significa a indústria têxtil.

587 Visualizações 1 Total
587 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.