Ponte 25 de Abril

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa rodo-ferroviária posicionada sobre o rio Tejo que liga a cidade de Lisboa, na margem norte, à cidade de Almada, na margem sul. Esta ponte tem 2280 metros de comprimento e foi inaugurada a 6 de agosto de 1966. Na altura chamava-se Ponte Salazar.

lisbon-3054277_1920

História

No ano de 1876 surgiu a primeira ideia sobre a construção de uma ponte que permitisse ligar a cidade de Lisboa e a cidade de Almada. Na altura, o engenheiro Miguel Pais sugeriu que a sua construção fosse feita  entre Lisboa e o Montijo. Mais tarde, em 1888, um engenheiro norte-americano propôs que a ponte fosse construída entre a zona lisboeta do Chiado e Almada. Em 1889 dois engenheiros franceses propuseram que a ligação fosse feita a partir da zona da Rocha Conde de Óbidos, do lado de Lisboa, até Almada. Um ano depois surgiu uma nova proposta de uma empresa alemã, que propunha a ligação entre a zona do Beato, em Lisboa, e o Montijo. Esta foi uma ideia com bastante aceitação por parte da opinião pública.

Em 1913 o governo recebeu uma sugestão para a construção de uma ponte, retomando a ligação entre a zona da Rocha Conde de Óbidos e Almada. Esta última proposta foi reatada em 1921 pelo engenheiro espanhol Alfonso Peña Boeuf e foi discutida no parlamento português.

No entanto, só em 1929 é que um engenheiro português solicitou a concessão de uma via férrea a estabelecer sobre o rio Tejo a partir da zona do Beato e o Montijo. Em 1933 foi nomeada uma comissão com o objetivo de analisar a proposta em causa. Todas as propostas acabaram por ser preteridas.

Só em 1958 é que os governantes portugueses decidiram oficialmente a construção de uma ponte. Em 1960 a obra foi adjudicada a uma empresa norte-americana e a 5 de novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos de construção. Passados 45 meses a ponte sobre o rio Tejo, chamada Ponte Salazar, foi inaugurada, a 6 de agosto de 1966, cerca de seis meses antes do prazo previsto. A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias individualidades portuguesas. À data da sua inauguração era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos EUA.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974 o nome da ponte foi alterado para Ponte 25 de Abril.

Características da Ponte 25 de Abril

  • O vão principal tem 1 012,80 metros.
  • 70 metros de altura do vão acima do nível da água
  • 79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal sul
  • 30 quilómetros de rodovias nos acessos norte e sul
  • 32 estrutura de betão armado e pré-esforçado
  • O meu ponto mais alto tem 190 metros de altura
  • A ponte tem um comprimento total de 2280 metros
93 Visualizações 1 Total
93 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.