Castelo de Tavira

Apresentação do Castelo de Tavira: localização geográfica, evolução histórica e características deste monumento da região do Algarve

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Castelo de Tavira localiza-se na freguesia de Santiago, na cidade de Tavira, no distrito de Faro, na região do Algarve. 

Numa posição dominante sobre a foz do rio Gilão, esta povoação e a sua fortificação desenvolveram-se como um importante porto marítimo. 

No interior deste castelo é possível ter uma vista sobre a cidade de Tavira e a paisagem circundante até ao mar. Os restos do castelo de Tavira podem ser visitados gratuitamente de segunda a sexta-feira entre as 08h00 e as 17h00 e aos sábados, domingos e feriados entre as 10h00 e as 19h00. 

História do Castelo de Tavira

A primitiva ocupação humana desta região remonta à Pré-História. Escavações arqueológicas permitiram perceber a existência de um troço de muralha fenícia do século VIII a.C. Quando a Península Ibérica foi invadida pelos romanos, a povoação (denominada Balsa), adquiriu uma importância estratégica, fruto da construção de uma ponte sobre o rio.

Os estudos arqueológicos remontam a povoação muçulmana ao século XI. As primeiras informações datam da primeira metade do século XII, quando era denominada at-Tabira. Nos documentos datados desta altura é referida a sua fortificação no contexto das lutas entre Amorávidas e almóadas, em 1168.  

Tavira foi conquistada a 11 de junho de 1239 pelas forças de D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago. Em 1242 D. Sancho II doou os domínios de Tavira à Ordem de Santiago. Durante o reinado de D. Dinis o castelo foi reparado, reforçado e a cerca da vila foi ampliada, conforme inscrição epigráfica. 

No contexto da Guerra da Restauração D. João IV determinou obras de modernização do castelo medieval, reforçando a sua estrutura. A defesa da povoação foi complementada em 1672. 

A estrutura do castelo de Tavira foi fortemente danificada pelo terramoto de 1755. A 16 de maio de 1939 as muralhas do Castelo de Tavira foram classificada como Monumento Nacional. 

Castelo de Tavira

By Concierge.2C – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16674243

Características

O Castelo de Tavira é um exemplar de arquitetura militar, medieval e moderna de enquadramento urbano. As muralhas evidenciam diversas etapas construtivas, sendo que a mais antiga remonta ao período Almorávida, no final do século XI/início do século XIII. Neste período a fortificação adquiriu também os elementos principais, dos quais sobrevivem restos de muralhas em taipa. Uma nova etapa construtiva sucedeu-se, a partir do período romano. Assim, foi conferida a planta ovalada que ainda hoje é possível identificar e que, na Idade Média, atingiria cerca de cinco hectares. 

Na área da atual alcáçova ainda se conserva uma torre albarrã, multifacetada e voltada a sul. 

27 Visualizações 1 Total
27 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.