Cabo de São Vicente

Apresentação do Cabo de São Vicente: localização, descrição do local, história, características, indicações sobre o farol

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Cabo de São Vicente é um cabo localizado no extremo sudoeste de Portugal continental. Situa-se na freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, na região do Algarve. No total são cerca de 60 metros de altura e 100 metros de comprimento. 

Este local faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A partir deste sítio é possível apreciar a passagem dos navios que circulam entre o Mediterrâneo e o norte de África. 

A apenas alguns quilómetros está a Ponta de Sagres, onde se encontra a antiga Fortaleza de Sagres

O Cabo de São Vicente era um local sagrado para os romanos, que a este ponto chamavam de Promontorium Sacrum. O nome deste sítio surgiu pelo facto de aqui ter sido encontrado o corpo do Mártir São Vicente, padroeiro de Lisboa. 

Ver o final de tarde e o pôr do sol neste local é um momento imperdível na região do Algarve. Outra das atividades que é possível fazer é a observação de aves em migração, principalmente no outono. 

História do Cabo de S. Vicente

Durante o século IV Vicente pregava a palavra de Cristo quando foi preso e acabou por morrer torturado pelos romanos. Os cristãos levaram o seu corpo para Valência. Com a chegada dos muçulmanos no século VII decidiram enterrar os seus ossos neste local. 

Como promessa por ter conquistado Lisboa aos mouros, D. Afonso Henriques procurou e encontrou os ossos de S. Vicente, transportando-os para a Sé de Lisboa. 

Acredita-se que nas proximidades deste local o Infante D. Henrique estabeleceu a sua vila no Algarve. 

Cabo de S. Vicente

Farol do cabo

Um dos pontos importantes no Cabo de S. Vicente é o farol. Em 1515 ter-se-á iniciado a construção de uma torre no Convento de S. Vicente. Ali acendeu-se uma luz, mantida pelos religiosos, que funcionava como guia para os navegadores. Em 1587 o local foi tomado de assalto, a torre foi destruída e a luz apagada até à restauração do espaço por D. Filipe II em 1606. 

O farol nos moldes atuais foi mandado construir por D. Maria II em 1846.  O farol está classificado como Imóvel de Interesse Público. 

O farol do Cabo de S. Vicente tem um museu visitável, uma loja e um café.

224 Visualizações 1 Total
224 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.