As 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias foi um evento que aconteceu no ano de 2017 em Portugal e que levou a concurso aldeias típicas portuguesas entre sete categorias: Aldeias – Monumento, Aldeias de Mar, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas e em Aldeias em Áreas Protegidas. O evento decorreu no âmbito do evento principal, «As 7 Maravilhas de Portugal», realizado no ano de 2007.
As 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias foi o nome dado ao evento que se realizou em Piódão, uma freguesia do concelho de Arganil, distrito de Coimbra, na Beira Litoral, região Centro de Portugal. A gala final de encerramento das votações para eleger «As 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias» aconteceu pelas 21 horas do dia três de setembro do ano de 2017 e teve, à semelhança de outras edições das «As 7 Maravilhas de Portugal», transmissão televisiva em direto, na RTP 1. As vencedoras a «As 7 Maravilhas de Portugal» foram apuradas pelo maior número de votos em cada uma das sete categorias, ou seja, foi eleita uma Aldeia em cada categoria. As votações podiam ser feitas através de chamada telefónica e o evento aconteceu na sequência de outro evento, por assim dizer, o evento principal e o primeiro a ser realizado ao qual se deu nome de «As 7 Maravilhas de Portugal». «As 7 Maravilhas de Portugal» foi o nome dado a um evento que se realizou em Portugal no ano de 2007, mais precisamente no dia sete do mês de Julho desse ano no Estádio da Luz, em Lisboa, o estádio do Sport Lisboa e Benfica. As 7 Maravilhas de Portugal (2007) foi um evento realizado de forma paralela ao da Declaração Oficial das «Novas 7 Maravilhas do Mundo» e foi uma campanha que fez a maior divulgação de sempre do património cultural e histórico do país de Portugal e que recuperou o interesse das populações pelos mais variados locais do país como por exemplo castelos, palácios, mosteiros, igrejas, estátuas, edifícios emblemáticos, entre outros que marcam a paisagem e enriquecem o país que é Portugal. Depois do ano de 2007 repetiu-se o evento das «As 7 Maravilhas de Portugal», desta vez no ano de 2010 com a eleição das «As 7 Maravilhas de Portugal – Praias» e em 2011 com «As 7 Maravilhas da Gastronomia – Portugal».
O projeto de eleição das «As 7 Maravilhas da Gastronomia – Portugal» contou com os seguintes apoios:
- Gabinete do Ministro-adjunto
- Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
- Secretária de Estado do Turismo
- Turismo de Portugal
- Unidade de Missão para a Valorização do Interior
- ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas
- Centro Nacional de Cultura
- Federação Minha Terra
- Associação Portugal Genial
As Aldeias vencedoras foram:
Aldeias Ribeirinhas – Dornes, em Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém
Aldeias Rurais – Sistelo, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo
Aldeias de Mar – Fajã dos Cubres, na Calheta, Ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores
Aldeias Remotas – Piódão, no concelho de Arganil e distrito de Coimbra
Aldeias Autênticas – Castelo Rodrigo, em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda
Aldeias Monumento – Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora
Aldeias em Áreas Protegidas – Rio de Onor, na cidade de Bragança, no distrito de Bragança.
Foram ainda finalistas as seguintes aldeias:
Aldeia de Santa Clara-a-Velha, localizada em Odemira, perto da barragem de santa clara (uma das maiores da Europa); A Aldeia de Paderne, em Albufeira, no distrito de Faro, no Algarve; As Azenhas do Mar, uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, na freguesia de Colares; A Aldeia de Castro Laboreiro, situada numa vila portuguesa do concelho de Melgaço, na Serra da Peneda; Aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que por sua vez pertence ao distrito de Bragança; Monsanto, na freguesia de Idanha-a-Nova, na Beira Baixa, Região Centro de Portugal e a Aldeia de Lindoso, localizada na freguesia com o mesmo nome, que pertence ao concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, na Região Norte de Portugal.