1926 – Efemérides / Acontecimentos Históricos Mundiais

Principais efemérides e acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1926 (política, ciência, religião, desporto, nascimentos, mortes, etc.)

Efemérides

Principais factos históricos ocorridos em 1926

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»
Se tem conhecimento de factos históricos relevantes ocorridos neste ano, envie-nos para o nosso mail geral@knoow.net para que possamos incluir nesta página. A nossa enciclopédia é colaborativa e construída com o apoio de todos os nossos visitantes. Ajude-nos a melhorar cada vez mais.

…♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

História Política:

06/jul: Na Alemanha é fundada a Juventude Hitleriana sob o patrocínio pessoal de Adolf Hitler.

07/ago: Itália e Espanha assinam um tratado de amizade, em que o tema principal era a “defesa mútua de África”.

02/set: Itália e o Iémen assinam um tratado que consolidava a Itália como potência marítima no mar Vermelho, em contrapeso ao poder britânico na região.

01/out: Tem lugar numa pequena fábrica em Moscovo uma reunião de oposição interna a Estaline, na qual Trotski é o principal orador.

23/out: Estaline avisa os líderes da oposição interna de que devem abster-se de “qualquer insubordinação contra as regras do partido”; Trotksi é expulso do Politburo e Lev Kamenev é excluído das listas de membros suplentes.

24/nov: Itália assina com a Grécia um tratado de amizade que visa criar um contrapeso ao poder da Jugoslávia nos Balcãs.

29/nov: Cinco dias depois de assinar um tratado de amizade com a Grécia, Itália assina um outro com a Albânia com o mesmo objetivo de um contrapeso ao poder da Jugoslávia nos Balcãs.

10/dez: Hitler publica o segundo volume de «Mein Kampf» onde mais uma vez ‘destila veneno’ contra os judeus.

29/dez: Itália e Alemanha assinam um tratado de amizade que tem como pano de fundo o poder na região dos Balcãs.

História Militar:

[Ainda sem acontecimentos militares relevantes registados]

Religião:

  • [Ainda sem acontecimentos religiosos relevantes registados]

Economia, Empresas e Negócios:

01/mai: Na Grã-Bretanha, e no auge da crise mineira, os proprietários das minas barram o acesso dos mineiros aos seus locais de trabalho.

03/mai: Na Grã-Bretanha, em solidariedade para com os mineiros, o Conselho dos Sindicatos convoca uma grande greve geral em todo o país.

Ciência e Tecnologia:

27/Jan: John Logie Baird, um inventor escocês, mostra, pela primeira, vez uma máquina que transmite imagens e que viria a estar na origem dos televisores. A invenção de Baird utilizou discos mecânicos rotativos para converter imagens em impulsos electrónicos.

16/Mar: O cientista americano Robert Goddard lança um foguete, que apesar de ter voado apenas cerca de 45 metros, fica para a história como o primeiro foguete movido com combustível líquido.

Artes e Entretenimento:

19/Fev: É leiloado um exemplar da Bíblia de Gutenberg, em Nova Iorque, por 106 mil dólares. A “Biblia Sacra Mazarinea” foi impressa por Johannes Gutenberg em 1453, na cidade alemã de Mogúncia, sendo considerada uma obra-prima pela decoração cuidada e pelo formato de 42 linhas por coluna.

21/fev: Greta Garbo, atriz americana de origem sueca, que se tornaria posteriormente numa das grande estrelas do cinema mudo e cinema falado, faz a sua estreia nos Estados Unidos com o filme «A Torrente».

20/abr: A Western Electric e a Warner Brothers anunciam o Vitaphone, um processo que permitia juntar o som aos filmes.

Desporto:

  • [Ainda sem acontecimentos desportivos relevantes registados]

Outros Acontecimentos:

  • [Ainda sem outros acontecimentos relevantes registados]

Nascimentos:

02/fev: Nasce em Coblence, na Alemanha, Valéry Giscard d’Estaing, que viria a ser presidente da República de França entre 1974 e 1981.

01/Jun: Nasce em Los Angeles, nos Estados Unidos, Norma Jeane Baker, conhecida como Marilyn Monroe, grande “sex-symbol” do séc. XX, imortalizada no cinema em que desempenhou várias vezes o papel de “loira burra” e sensual.

04/jul: Nasce em Buenos Aires, na Argentina, o futebolista Alfredo Di Stéfano Laulhé, considerado como um dos melhores jogadores de futebol de sempre.

11/Ago: Nasce em Zelvas, na Lituânia, o físico e biólogo molecular britânico Aaron Klug galardoado com Prémio Nobel da Química em 1982 pelos seus trabalhos desenvolvidos na área da microscopia electrónica cristalográfica.

Falecimentos:

23/ago: Morre Rodolfo Valentino, ator italiano radicado nos Estados Unidos, tendo ficado célebre pelas suas atuações em que interpretava papeis de homem fatal que subjugava as mulheres, dado assim origem ao mito do ‘macho latino’.

 …♦♦♦♠♠♣♣♥♣♣♠♠♦♦♦…

Efemérides do Século XX no Mundo
 | ← 1921 | ← 1922 | ← 1923 | ← 1924 | ← 1925 | ←.→ | 1927 → | 1928 → | 1929 → | 1930 → | 1931 → |
Efemérides em 1926 noutros países
Bandeira-PT Bandeira-BR Bandeira-AO Bandeira-MZ
1715 Visualizações 1 Total
1715 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.