A Supertaça de Espanha, também conhecida por Supercopa de Espanha, é uma competição de futebol que se realiza desde 1982. Nesta competição o campeão da Liga Espanhola enfrenta o vencedor da Taça do Rei.
História
A Supertaça de Espanha no seu formato atual existe desde 1982. No entanto, entre 1940 e 1953 ocorreram algumas competições entre os vencedores da Liga Espanhola e os vencedores da Taça.
Em julho de 1982 a Assembleia da Real Federação Espanhola de Futebol, por proposta do então presidente do FC Barcelona, José Luis Núñez, aprovou a criação de uma Supertaça que opusesse anualmente os campeões da Liga e da Taça. No início a competição disputava-se a meio da temporada, mas em 1994 a RFEF decidiu posicionar a Supertaça entre o final da pré-época e o início do campeonato da Liga.
Em 1986 e 1987 a competição não se organizou, uma vez que os envolvidos não chegaram a acordo em relação às datas dos jogos.
Formato da Competição
A competição realiza-se no final de agosto, em duas mãos, entre o final da pré-temporada e o início do Campeonato de Espanha. O primeiro jogo disputa-se em casa do vencedor da Taça do Rei e o segundo jogo em casa do campeão da Liga Espanhola. As únicas edições em que a ordem dos jogos se alterou foram em 1983, 1988 e 1992.
No caso de um clube vencedor os dois torneios, o título da Supertaça de Espanha é disputado entre o campeão espanhol e o vice-campeão da Taça do Rei.
Recordes e Curiosidades
- O FC Barcelona é a equipa com mais Supertaças de Espanha no seu palmarés, tendo conquistado a competição por 12 vezes.
- O Real Madrid soma 10 Supertaças de Espanha.
- O primeiro vencedor da competição foi a Real Sociedad, tendo vencido o Real Madrid por 4-1.
- Um total de 10 equipas já conquistaram este troféu: FC Barcelona, Real Madrid, Desportivo da Corunha, Atlético de Madrid, Atlético de Bilbau, Valência CF, Real Zaragoza, Real Club Deportivo Mallorca, Sevilha FC e Real Sociedad.
- Lionel Messi, com a camisola do Barcelona FC, é o melhor marcador da competição, com 13 golos em 17 jogos.
- Messi tem também o recorde de marcar em maior número de finais. O argentino já marcou em 7 finais diferentes.
- O argentino do Barcelona FC é também o jogador com mais Supertaças de Espanha no seu currículo: 6.
- Entre 1988 e 1990 o Real Madrid conquistou a competição em três temporadas consecutivas.
- Este feito voltou a repetir-se entre 2009 e 2011, desta feita pelo Barcelona FC.
- Em 34 edições da competição marcaram-se 194 golos, o que representa uma média de 3,03 golos por jogo.