Messi

Messi nasceu na Argentina em 1987 é um dos melhores jogadores de futebol de sempre, tem uma carreira toda dedicada ao Barcelona. Venceu por cinco vezes a bola de ouro.

Lionel Andrés Messi Cuccittini, somente Messi no mundo do futebol, nasceu a 24 de Junho de 1987 em Rosário, na Argentina. É unanimemente considerado um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, numa carreira toda dedicada ao Barcelona, conta já com cinco bolas de ouro.

03t97eqjxweikwe261s61kyj2

Filho de Celia Cuccittini e Jorge Messi, começou a jogar no clube amador do seu bairro, Abanderado Grandolia até aos 7 anos de idade, quando os pais o colocaram a jogar no clube de coração da família, o Newell´s Old Boys. Esteve no clube até aos 11 anos, quando lhe foi detetado um problema hormonal que retardava o seu crescimento. O tratamento deste problema de saúde envolvia muitos custos e, quando a família de Messi ficou sem dinheiro para financiar o tratamento pediu ajuda ao Newell´s Old Boy, que se disponibilizou, no entanto, aquilo que o clube estava disponível para financiar não era suficiente para financiar os tratamentos, obrigando Jorge Messi a procurar alternativas no estrangeiro.

É na Catalunha que encontra solução para tratar do filho, Lionel Messi fica a morar com uma prima do seu pai e pode assim continuar os tratamentos. É com 13 anos e apenas 1.40 de altura que é observado por olheiros do Barcelona que recomendam o jovem ao gigante espanhol, após uma fase de hesitação, também devido ao facto de ser preciso arcar com as responsabilidades médicas, a direção blaugrana assina com o jovem jogador, colocando-o a trabalhar na sua escola de formação de La Masia. O talento de Messi ia sendo reconhecido por todos aqueles que com ele se cruzavam e com apenas 16 anos é chamado à equipa principal do Barcelona, os problemas de saúde ficavam também para trás, com o crescimento do jogador a estabilizar e a 16 de Novembro de 2003, Messi estreia-se pela equipa principal culé. Em jogo frente ao FC Porto, que serviu de inauguração do estádio do Dragão, apesar do continuar a treinar com a equipa principal, a estreia oficial só viria a acontecer um ano mais tarde, em jogo para a liga espanhola frente ao Espanhol de Barcelona, sendo o início de um dos maiores de sempre, para muitos, o maior mesmo.

Numa equipa orientada pelo holandês Frank Rijkaard e com Ronaldinho Gaúcho como estrela da companhia, Messi foi aparecendo e ganhando o seu espaço, as características e o estilo de jogo levavam a comparações com Diego Maradona, algo que nunca pesou para Messi. Na equipa onde Ronaldinho era estrela, o argentino venceu duas ligas espanholas e uma liga dos campeões, no entanto à medida que se afirmava como indiscutível, colectivamente o Barca via-se ultrapassado pelo Real Madrid na luta por títulos, levando a que Rijkaard abandonasse o clube em 2008. Para o seu lugar entra um homem da casa, Pep Guardiola, que viria a levar o Barcelona e Messi para um patamar muito superior.

Com Xavi e Iniesta, os dois cérebros do meio campo da selecção espanhola, que acabara de se sagrar campeã da Europa, Messi assumia-se como estrela da companhia, as boas exibições passaram a ser constantes e os golos aumentaram consideravelmente em relação a épocas anteriores, logo na primeira época de Guardiola o Barcelona vence liga, taça de Espanha e ainda a liga dos campeões, com o estilo de jogo que ganhou o nome de tiki-taka a apaixonar grande parte dos seguidores de futebol. No final do ano de 2009, Messi era coroado pela primeira vez como melhor jogador do mundo. Guardiola, esteve na Catalunha quatro épocas, onde venceu por três vezes a liga espanhola e duas vezes a liga dos campeões, anos em que Messi foi consecutivamente o melhor do mundo, após a saída do timoneiro catalão, outros treinadores seguiram-se, mantendo sempre a ideia de jogo fiel ao tiki-taka e com Messi como estrela da companhia.

O estatuto de estrela prevalece e irá prevalecer na história do futebol e do clube blaugrana, Messi é atualmente o terceiro com mais jogos pelo clube, com 611, apenas atrás de Iniesta e Xavi. Nos golos já é o jogador que mais marcou com a camisola blaugrana, números que promete continuar a aumentar.

Na carreira de Messi o que lhe falta conquistar são títulos ao serviço da sua selecção, pela Argentina conta com 123 jogos, que fazem dele o terceiro mais internacional de sempre e 61 golos, que o tornam no maior artilheiro de sempre do país.

313 Visualizações 1 Total
313 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.