Liga Espanhola de Futebol

A Liga Espanhola de Futebol é a principal competição de clubes realizada na Espanha, vai na edição número oitenta e oito.

A Liga Espanhola de Futebol, em espanhol La Liga de Fútbol Profesional também conhecida como La Liga, ou Liga das Estrelas, pelos melhores jogadores do mundo geralmente jogarem nesta competição, ao serviço das duas melhores equipas, Barcelona e Real Madrid.

Os jogos entre Barcelona e Real Madrid são conhecidos como El Clássico, a grande qualidade dos jogadores destas duas equipas, a rivalidade entre elas, a representação centralista do poder no Real Madrid, as aspirações independentistas da Catalunha, representadas no Barcelona, tornam este jogo, o jogo de futebol mais visto em todo o mundo, com mais de duzentos milhões de telespectadores, apenas ultrapassado pelos jogos do campeonato do mundo de selecções.

A competição teve a primeira edição no ano de 1929, actualmente o formato da liga é composta por vinte equipas que disputam trinta e oito jogos em duas voltas com jogos em casa e fora. Os últimos três classificados são despromovidos para a segunda divisão. Os primeiros classificados apuram-se para as competições europeias, Liga Europa e Liga dos Campeões, o vencedor da competição disputa a Supertaça de Espanha com o vencedor da Taça de Espanha.

Nove equipas sagraram-se campeãs da Liga Espanhola de Futebol, Real Madrid conquistou a competição por trinta e duas vezes, o Barcelona vinte e três, tornando-as as equipas mais bem-sucedidas desta competição. Atlético Madrid com dez vitórias, Atlético Bilbau com oito, Valência com seis, Real Sociedade com duas e Desportivo da Corunha, Sevilha e Bétis de Sevilha com uma vitória, são os restantes vencedores desta prova.

Já foram realizados aproximadamente vinte e cinco mil jogos nesta competição, marcados praticamente setenta mil golos, e mais de nove mil jogadores participaram na Liga Espanhola de Futebol. Cinquenta e sete equipas disputaram até a época 2015/2016 esta prova,

Lionel Messi, que continua a jogar actualmente, é o melhor marcador da história da competição com mais de trezentos golos marcados. Paco Gento, com doze títulos, o atleta que mais vezes foi campeão, Andoni Zubizarreta o que disputou mais partidas com seiscentos e vinte e dois jogos.

827 Visualizações 1 Total

References:

zerozero.pt

827 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.