Simão Sabrosa

Simão Sabrosa é um ex-jogador de futebol que passou por clubes como Sporting, Barcelona, Benfica e Atlético de Madrid, tendo chegado a Internacional A por Portugal. Actualmente, é comentador desportivo.

Simão Sabrosa é um ex-jogador de futebol que passou por clubes como Sporting, Barcelona, Benfica e Atlético de Madrid, tendo chegado a Internacional A por Portugal. Actualmente, é comentador desportivo.

Simão Pedro Fonseca Barbosa

(1979)

Simão Sabrosa representou o Benfica durante 6 épocas

Simão Sabrosa representou o Benfica durante 6 épocas

.

Dados Biográficos

Nome completo: Simão Pedro Fonseca Barbosa
Data de Nascimento: 31 de Outubro de 1979
Local de Nascimento: Constantim, Portugal
Nacionalidade: Portuguesa
Ocupação: Futebolista
.

 Carreira

Clubes/Selecções: Sporting, Barcelona, Benfica, Atlético de Madrid, Besiktas, Espanyol, NorthEast e Portugal.
Feitos Alcançados: Vencedor de 1 Liga, Vencedor de 1 Taça de Portugal, Vencedor de 1 Supertaça Cândido de Oliveira, Vencedor de 1 Taça da Turquia, Vencedor de 1 Liga Europa, Vencedor de 1 Supertaça Europeia e Vencedor de 1 Taça Intertoto
.
.
1979 1997 1999 2001  2010 2015
Nascimento Estreia-se pela equipa principal do Sporting É contratado pelo Barcelona Regressa a Portugal para jogar no Benfica Venceu a Liga Europa e a Supertaça Europeia   Termina a Carreira
.
.

.

Simão Sabrosa é dos jogadores com mais internacionalizações por Portugal

Simão Sabrosa é dos jogadores com mais internacionalizações por Portugal

Percurso de Jogador de Simão Sabrosa

Simão Sabrosa viveu durante a sua carreira de futebolista entre clubes rivais e será dos poucos jogadores que é adorado por ambas as equipas rivais. O começo de carreira é feito no Sporting, onde era um dos destaques das camadas jovens e subiu à equipa principal para brilhar a grande nível, sobretudo, na época de 1998/1999. Chama à atenção dos grandes clubes internacionais e o Barcelona contrata o então jovem de 19 anos para a sua equipa. Apesar do volume de jogos aceitável, não conseguia ter o impacto que se esperava na Catalunha devido à qualidade do plantel e à necessidade de resultados que os catalães impunham. O Benfica atento à sua situação, conseguiu resgatá-lo e foi uma das figuras de um Benfica que precisava de renascer da crise financeira e desportiva que se instalava. Foi a primeira grande contratação de Luís Filipe Vieira no clube e Simão foi uma das maiores figuras do clube em Portugal e na Europa. Simão Sabrosa venceu todos os títulos nacionais, chegou a ser o melhor jogador da Liga e o Melhor Marcador. O seu carisma e profissionalismo, aliadas à sua velocidade e definição fizeram do extremo português, um dos melhores jogadores na sua geração. Esteve seis épocas no clube encarnado, tendo sido transferido para o Atlético de Madrid, em 2007, um dos rivais do seu ex-clube, Barcelona. E foi dos atletas mais utilizados pelo Atlético durante os 3 anos e meio que esteve no clube espanhol, sendo que foi neste clube que conquistou os seus títulos internacionais: Taça Intertoto, Liga Europa e Supertaça Europeia. No inicio de 2011, Simão Sabrosa transferiu-se para o Besiktas, onde foi recebido como um Deus e teve tempo para ganhar 1 Taça. Não permaneceu muito tempo na Turquia, regressando a Espanha, indo jogar para um novo clube rival do Barcelona, desta vez, o Espanyol. Fez muitos jogos mas já não tinha a influência de outros tempos e não conseguiu deixar a sua marca, tal como tinha feito em clubes anteriores. Ao sair do Espanyol não arranjou logo equipa e esteve prestes a terminar a carreira. Ainda assim, Simão Sabrosa conseguiu um ultimo contrato numa equipa indiano, NorthEast United, onde jogou na temporada de 2015/2016, tendo abandonado a carreira de jogador antes de terminar a época por completo.

No que toca à Selecção, Simão Sabrosa é um dos atletas com mais internacionalizações e um dos principais nomes chamados pelos diversos seleccionadores no período de afirmação da Selecção Portuguesa nas competições internacionais. Curiosamente, foi chamado pela primeira vez por Humberto Coelho num período de ascensão da selecção, em 1998 e abandonou a selecção, depois de um Mundial-2010 aquém das expectativas por parte da Selecção Portuguesa e de alguns rumores de problemas de jogadores nacionais com o então seleccionador, Carlos Queiroz.

Sabrosa ganhou Liga Europa e Supertaça Europeia com o Atlético de Madrid

Sabrosa ganhou Liga Europa e Supertaça Europeia com o Atlético de Madrid

Dados Cronológicos da Carreira de Simão Sabrosa

1996/1999 – Sporting (62 jogos/12 golos)

1999/2001 – Barcelona (70 jogos/4 golos)

2001/2007 – Benfica (230 jogos/94 golos)

2007/2010 – Atlético de Madrid (171 jogos/31 golos)

2011/2012 – Besiktas (62 jogos/13 golos)

2012/2014 – Espanyol (63 jogos/5 golos)

2015/2016 – NorthEast (10 jogos/3 golos)

749 Visualizações 1 Total
749 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática