Espanhol de Barcelona

O Espanhol de Barcelona é uma das históricas equipas do futebol espanhol, e assídua presença entre a elite futebolística de Espanha.

Logo Espanhol de Barcelona

Logo Espanhol de Barcelona

Fundação: 28 de Outubro de 1900.

Cidade/país: Barcelona, Espanha.

Estádio: Cornellà-El Prat.

Cor equipamento principal: Azul e Branco.

Principal rival: Barcelona

Epíteto: Os Periquitos.

História:

O Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona, ou simplesmente Espanhol de Barcelona em português foi fundado a 28 de Outubro de 1900 como Sociedad Española de Fútbol por estudantes da Universidade de Barcelona, a política de utilização exclusiva de jogadores espanhóis na equipa, contrariamente a outras equipas que utilizavam britânicos, esteve na origem do nome. Volvido alguns meses o clube passou a designar-se Club Español de Fútbol, em 1912 Afonso XIII atribui o título Real ao clube. Foi um dos clubes fundadores do campeonato espanhol.

O clube passou por diversas alterações de nome durante a Guerra Civil e regime fascista implementado por Franco, o nome actual e em catalão, viria duas décadas depois da morte de Franco e do regime fascista, em 1995 passa a designar-se Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona.

Em 1929 conquista o primeiro troféu de relevo do seu historial, ao bater o Real Madrid por dois a um na final da Taça de Espanha, voltou a derrotar o mesmo adversário na final de 1939-40, agora por três a dois.

Pela primeira vez na sua história é despromovido para a segunda divisão espanhola na temporada de 1962-63. Na temporada de 1987-88 atinge o seu maior feito a nível europeu, disputar a final da Taça UEFA contra o Bayer Leverkusen, o final jogada a duas mãos resultou num empate a três bolas, e vitória do Bayer na marcação de grandes penalidades.

A última década do século XX ficou marcada por passagens do Espanhol de Barcelona pelo segundo escalão do futebol espanhol. Em 2000 volta a conquistar a Taça de Espanha, batendo na final o Atlético Madrid por dois a um. A conquista mais expressiva nesta prova foi contra o Real Saragoça por quatro a um na temporada de 2005-06.

Durante o século XXI o Espanhol de Barcelona estabeleceu-se como equipa de meia tabela que em certos momentos consegue classificações no campeonato que permitem-lhe a qualificação para as competições europeias.

Títulos:

  • Vencedor Taça da Espanha por quatro vezes: 1929, 1939-40, 1999-00 e 2005-06
  • Vencedor Segunda Divisão Espanhola por uma vez: 1993-94
765 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=43

765 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.