Pontapé de Grande Penalidade (Futebol – Lei 14)

A Lei 14 das Regras do Futebol ou das Leis do Jogo enquadra as ocorrências de pontapés de grande penalidade ou penalti num jogo oficial.

A Lei 14 das Regras do Futebol ou das Leis do Jogo enquadra as ocorrências de pontapés de grande penalidade ou penalti num jogo oficial.

O Pontapé de Grande Penalidade ou Penalti é uma das 17 situações previstas nas Leis de Jogo e define os procedimentos a ter e as infracções que possam ocorrer.

Procedimentos numa Grande Penalidade

Relativo aos procedimentos, o pontapé de grande penalidade ou penalti tem de ser marcado com a bola parada na marca existente na área de penalti.

O Jogador que marcar a grande penalidade só pode ter o guarda-redes pela frente que só pode sair da linha de baliza a partir do momento em que a bola se movimente.

Os restantes jogadores têm de estar dentro do terreno de jogo e fora da área de penalti e, pelo menos, a 9,15 metros atrás da marca de penalti.

Só quando estiver tudo em conformidade é que o árbitro dá autorização para o penalti ser marcado, sendo que o executante tem de chutar a bola para a frente.

Só quando a bola se move para a frente é que entra em jogo e a partir do momento em que o executante toca na bola não pode tocar novamente sem que antes toque noutro jogador.

O Penalti está finalizado quando a bola deixa de se mover, sai do terreno de jogo ou quando é interrompido pelo árbitro por alguma infracção às leis do jogo.

Caso a grande penalidade ou penalti ocorra no final da partida, o árbitro concede todo o tempo necessário para a marcação do penalti sendo que dá por terminado o jogo a partir do momento a bola termina o seu movimento, a bola deixa de estar em jogo, é jogada por qualquer atleta à excepção do guarda-redes ou quando existe alguma infracção por parte da equipa do executante. O penalti é repetido caso exista alguma infracção por parte da equipa do guarda-redes que está a defender.

penalti-griezmann--620x349

Infracções e Sanções numa Grande Penalidade

No que toca as infracções e sanções nas grandes penalidades há algumas informações a reter até porque o juízo depende de quem comete a infracção se é o executante (ou a sua equipa) ou o guarda-redes (ou a sua equipa).

Se o executante ou alguém da sua equipa comete alguma infracção e se do penalti resultou golo, o penalti deve ser repetido. Se não resultou golo, a partida deve ser interrompida e marcado pontapé livre indirecto. Ainda assim, existem três situações em que mesmo que haja golo, o árbitro deve marcar pontapé livre indirecto: caso o penalti seja marcado para trás, outro colega do executante é que marca o penalti ou quando existe simulação de pontapé na bola.

Quando é o guarda-redes ou algum elemento da sua equipa a cometer infracções, se deu golo, este deve ser validado enquanto se a bola não tiver entrado, o penalti deve ser repetido. Se jogadores de ambas as equipas cometem infracção, a grande penalidade deve ser repetida.

Se as infracções são feitas ao mesmo tempo pelo guarda-redes e executante, em caso de golo este é anulado e é assinalado pontapé livre indirecto à equipa que defende. Mas se não for golo, o penalti é repetido.

Quando o executante toca duas vezes seguidas na bola sem que alguém tenha tocado pelo meio, o penalti é interrompido e é assinalado pontapé livre indirecto para a equipa que defende.

Se a bola for tocada por um elemento estranho enquanto se move para a frente, o penalti é repetido a não ser que seja possível ao guarda-redes defender e nesse caso se for golo, o mesmo é validado.

Se a bola for tocada por um elemento estranho no terreno de jogo depois de tocar nos postes, barra ou mesmo no guarda-redes, o árbitro decide-se por uma bola ao solo no local da infracção.

1284 Visualizações 1 Total
1284 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática