Equipa (de Futebol)

Conceito de Equipa

No futebol, o termo equipa designa o conjunto de jogadores de um clube que participa numa partida. A partida será jogada por duas equipas, compreendendo, cada uma um máximo de 11 jogadores, um dos quais será o guarda-redes. Além do guarda-redes, a equipa inclui também os avançados (ou atacantes), os defesas e os médios.

Cada equipa poderá apresentar até 5 suplentes, mas apenas 2 poderão ser utilizados (em substituição de companheiros que tenham sofrido lesões ou por determinação do treinador). Um jogar expulso não pode ser substituído. o jogador que for substituído não pode voltar a tomar parte no jogo. Segundo determinação do International Bord, não deve ser considerado regular o encontro em que uma das equipas tiver menos de 7 jogadores.

A organização da equipa de futebol:

Dependendo da estratégia de jogo e das características dos jogadores (segundo a visão do treinador), a equipa pode ser organizada de inúmeras formas. Alguns exemplos da organização da equipa em campo são o sistema clássico, do WM, do 4x2x4, do 4x3x3, do 4x4x2, do catenácio, entre outros.

841 Visualizações 1 Total
841 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.