Lançamento Lateral (Futebol – Lei 15)

O lançamento de linha lateral é um método de repor a bola em jogo, numa partida de futebol.

É concedido um lançamento lateral à equipa adversária do jogador que tocou pela última vez na bola antes que esta transpusesse totalmente uma das duas linhas laterais do campo, quer pelo chão quer pelo ar.

Como parte das regras deste lance, não pode ser marcado um golo directamente de um lançamento de linha lateral.

Image2

Procedimento

No momento de executar o lançamento, o jogador que o vai efectuar:

  • Tem de estar posicionado de frente para o terreno de jogo;
  • Tem ambos os pés assentes parcial ou totalmente sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha;
  • Tem de segurar a bola com as duas mãos até que a solte para dentro do campo;
  • Tem de lançar a bola por detrás da nuca e por cima da cabeça;
  • Tem de lançar a bola no local onde ela saiu do terreno de jogo;

Todos os adversários têm de estar pelo menos a 2 metros de distância do local onde é executado o lançamento lateral. A bola entra em jogo no momento em que penetra no terreno de jogo.

Depois de efectuar o lançamento de linha lateral, o jogador que o executou não pode jogar de novo a bola antes que esta tenha sido tocada por um outro jogador de qualquer uma das equipas.

 

Infracções e Sanções

Lançamento de linha lateral executado por qualquer jogador sem ser o guarda-redes

Se, com a bola em jogo, o jogador que executou o lançamento tocar na bola uma segunda vez (excepto com as mãos) antes que esta tenha tocado noutro jogador será concedido um pontapé livre indirecto à equipa adversária, o qual deve ser executado no local em que a infracção foi cometida.

Se, com a bola em jogo, o jogador que executou o lançamento tocar deliberadamente na bola com as mãos antes que esta tenha tocado noutro jogador:

  • Será concedido um pontapé livre directo à equipa adversária, o qual deve ser executado no local em que a infracção foi cometida.
  • Será concedido um pontapé de grande penalidade se a infracção foi cometida dentro da grande área da equipa a que pertence o executante;

Lançamento de linha lateral executado pelo guarda-redes

Se a bola estiver em jogo e o guarda-redes lhe tocar uma segunda vez (excepto com as mãos) antes que ela tenha sido tocada por outro jogador, será concedido um pontapé livre indirecto à equipa adversária, o qual deve ser executado no local em que a infracção foi cometida;

Se a bola estiver em jogo e o guarda-redes lhe tocar deliberadamente com as mãos antes que esta tenha sido tocada por outro jogador:

  • Será concedido um pontapé livre directo à equipa adversária se a infracção tiver sido cometida fora da área de grande penalidade do guarda-redes, que deverá ser executado no local em que a infracção foi cometida.
  • Será concedido um pontapé livre indirecto à equipa adversária se a infracção tiver sido cometida dentro da área de grande penalidade do guarda-redes, que deverá ser executado no local em que a infracção foi cometida;

Um adversário que distraia ou impeça de forma incorrecta o jogador que irá executar o lançamento de linha lateral será advertido por comportamento anti-desportivo.

Em resultado de qualquer outra infracção a esta Lei, o lançamento será repetido por um jogador da equipa adversária.

Muitos dos lances polémicos que envolvem a concretização de lançamentos de linha lateral têm origem no modo incorrecto como são executados. Os erros mais comuns resultam de o jogador executante levantar um dos pés ou transpor a linha lateral para dentro do terreno de jogo, no momento em que lança a bola.

Alguns jogadores, de modo a dar mais impulsão, efectuam o pino seguido de um movimento de cambalhota, apoiando-se na bola, antes do lançamento (ver vídeo abaixo).

 

9695 Visualizações 2 Total
9695 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.