Estádio Signal Iduna Park

Dortmund_856742 Descrição: Estádio de Futebol

País: Alemanha

Cidade: Dortmund

Clube: Borussia Dortmund

Capacidade: 80,000 lugares

Data de Construção: 2 de Abril de 1971

Proprietário: Westfalenstadion Dortmund GmbH & Co. KG

Custo: €32.7 milhões (1974) /€200 milhões (2006)

Relvado: Relva natural (105m x 68m)

Descrição

O Signal Iduna Park, também conhecido pelo o nome de Westfalenstadion, é um estádio de futebol localizado na cidade de Dortmund, na Alemanha, com capacidade para cerca de 80 mil espectadores, mais de 60 mil dos quais são sentados. É o estádio com maior capacidade do país e é o palco dos jogos em casa da equipa local, o Borussia.

 

História 

O Signal Iduna Park foi inaugurado em 2 de Abril de 1971. O Estádio tem capacidade para 80.000 espectadores, com 55 mil lugares sentados. Também como “A Casa de Ópera do Futebol Alemão”, o espaço desportivo foi inaugurado com um jogo entre o TBV Mengede e o VfB Waltrop, que terminou com o resultado de 1–2.

Os planos de construção começaram em 1966, quando o Borussia Dortmund conquistou a Taça dos Vencedores das Taças, surgindo assim o desejo de ampliar o antigo estádio, o “Rote Erde Stadion” (“Estádio da Terra Vermelha”). No entanto, a falta de dinheiro impediu a concretização do projecto naquele momento.

Em 1971, a cidade de Colónia saiu da lista das cidades que iriam acolher os jogos do Campeonato do Mundo de 1974, tendo os os recursos financeiros sido transferidos para Dortmund. Assim, o projecto de um estádio multi-uso para 60 mil pessoas foi posto de lado em detrimento de um estádio de futebol para 54 mil espectadores. Durante o mundial, o estádio foi palco de três jogos da primeira fase de grupos e o encontro entre Holanda e Brasil, da segunda fase de grupos, que os holandeses venceram por 2-0.

O estádio destacou-se, na altura, devido à sua forma rectangular, numa época em que a maioria dos recintos exibia um formato oval. As suas quatro bancadas independentes serviram de inspiração para toda uma nova geração de estádios, daí em diante. A reestruturação do Estádio Ibrox, no final da década de 70, foi, por exemplo, largamente baseado no modelo do Westfalenstadion.

O recinto manteve-se praticamente inalterado até o início dos anos 1990, quando houve requisitos e necessidades diferentes com respeito à capacidade. Primeiro, por imposição da UEFA, a capacidade foi reduzida para 42.800 espectadores, em 1992, com a conversão de parte das áreas destinadas a lugares em pé em lugares sentados. Posteriormente, foi novamente ampliada para 54 mil lugares, depois do Título Nacional conquistado pelo Borussia Dortmund, em 1995, com a construção de um segundo nível no topo das bancadas Este e Oeste.

Pouco depois, deu-se igualmente início a obras de construção de um segundo piso nas bancadas Norte e Sul, que ficaram concluídas em 1999. O estádio poderia então receber 68.600 espectadores, e bancada sul de 25 mil lugares de capacidade tornou-se a maior da Europa.

Em 1997, quando o conjunto alemão do Dortmund conquistou a Liga dos Campeões da UEFA, o recinto foi mais uma vez aumentado, o que se traduziu numa capacidade para 68.800 pessoas. Três anos depois, a FIFA decidiu-se pela atribuição da organização do Mundial de 2006 à Alemanha, o que resultou na última ampliação de capacidade do Westfalenstadion, para os actuais 83 mil lugares, sendo que 67 mil são assentos. A remodelação do estádio foi concluída entre 2002 e 2003, quando todos os quatro cantos foram fechados com bancadas.

Em 2001, o Westfalenstadion foi o palco eleito para receber a final da Taça UEFA entre Liverpool e Alavés. O clube inglês venceu a prova, num grande jogo que terminou com o resultado de 5-4.

Temporariamente renomeado e com uma reduzida capacidade de 67 mil lugares, o estádio sediou quatro jogos da fase de grupos, uma partida dos oitavos-de-final e a meia-final entre Alemanha e Itália, da qual a equipa da casa saiu eliminada, ao perder por 0-2.

Devido a problemas financeiros, em Dezembro de 2005, o Borussia Dortmund cedeu o direito do nome do estádio à companhia de seguros Signal Iduna.

3355 Visualizações 2 Total

References:

http://borussiadortmund.net.br/pagina/estadio

http://www.stadiumguide.com/westfalenstadion/

3355 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.