Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo nasceu no Funchal, Portugal. É considerado um dos melhores jogadores de futebol de sempre e o melhor português da história. Formado no Sporting, jogou ainda no Manchester United e Real Madrid, venceu por cinco vezes a bola de ouro.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, nasceu no Funchal, na ilha da Madeira, Portugal, a 5 de Fevereiro de 1985. É considerado um dos melhores jogadores de futebol de sempre e o melhor português da história, tendo já vencido por cinco vezes a bola de ouro. Formado no Sporting, foi no Manchester United que se afirmou como um dos melhores do mundo, está actualmente no Real Madrid, onde continua a bater records.

krishtiano-ronaldu

Originário de uma família humilde, Cristiano é o mais novo de quatro filhos do casal Dinis e Dolores Aveiro, a mãe do jogador chegou a admitir publicamente que, dadas as dificuldades em que a família vivia aquando da gravidez de Cristiano, chegou a pensar em abortar. Não o fez e acabou por nascer Cristiano Ronaldo, nome escolhido pelo pai em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagen.

Cristiano entrou no mundo do futebol aos 8 anos pela porta do Clube Futebol Andorinha, onde o seu pai era funcionário, jogou no clube durante dois anos até ir para o Nacional, um dos maiores clubes da ilha da Madeira, esteve também dois anos no clube. Na altura o Nacional tinha uma dívida de 450 mil escudos para com o Sporting, de forma a saldar esta dívida, Cristiano Ronaldo transferiu-se para o leões.

Com apenas 12 anos, deixa a ilha que o viu nascer e viaja sozinho para o continente, o jogador já confessou que este se tratou do período mais difícil da sua vida, tendo pensado várias vezes em abandonar o sonho do futebol para regressar a casa. Após o período de uma difícil adaptação, começou a afirmar-se nos diferentes escalões da formação do clube leonino, antes de chegar ao plantel principal dos leões, Ronaldo viu um problema no coração colocar-lhe em risco a carreira aos 15 anos, o coração acelerava demasiado, de forma a que isto não o viesse a colocar em risco a sua saúde, família e clube decidiram avançar para a cirurgia que correu de tal forma bem, que poucos dias depois, Cristiano já estava a treinar com a equipa.

Na temporada 2002/03, chega ao plantel principal do Sporting, pelo mão do treinador Laszlo Boloni, onde realiza 32 jogos e marca 5 golos, chamando a atenção dos maiores clubes europeus. No início da temporada 2003/04, o Sporting inaugura o novo Estádio José Alvalde, a equipa convidada foi o Manchester United, os leões vencem por 3-1 e Cristiano Ronaldo fez uma exibição marcante, deixando os defesas dos red devils com pesadelos, sendo este jogo considerado por muitos, como aquele que convenceu Sir Alex Ferguson a avançar para a sua contratação. A transferência deu-se por 15 milhões e logo na chegada a Old Trafford, Fergunson dá a camisola 7 ao português, número mítico que havia pertencido a George Best, Eric Cantona e David Beckham.

Cristiano Ronaldo não se fez rogado e honrou o número 7 dos red devils, começou como um extremo fantasista, com dribles capazes de empolgar os adeptos, acabou como um finalizador acima da média, venceu por três vezes a liga, uma taça da liga, uma taça e uma supertaça de Inglaterra, e ainda uma liga dos campeões e um campeonato do mundo de clubes. Em 2008 venceu a primeira bola de ouro na sua carreira.

Em 2009 bate o record de transferências até então, ao mudar-se para o Real Madrid por 94 milhões de euros. O estatuto de goleador que havia adquirido em Manchester acentua-se na capital espanhola onde se revela uma verdadeira máquina de fazer golos, vai em nove épocas em Madrid e conta com 419 jogos, e 424 golos, números impressionantes que fazem dele o maior goleador de sempre da história dos merengues. Em Madrid, Cristiano Ronaldo afirmou-se como um dos maiores de sempre do futebol, onde venceu até ao momento 4 bolas de ouro, estando neste momento empatado com Lionel Messi. A nível de títulos pelos blancos, Cristiano Ronaldo conta com duas ligas, duas taças e duas supertaças de Espanha, internacionalmente venceu por três vezes a liga dos campeões, duas supertaças europeias e três campeonatos do mundo de clubes. A liga dos campeões pode até ser considerada a prova de eleição de Cristiano Ronaldo, já que além das conquistas do troféu, é o maior goleador da prova com 114 golos.

Os records do jogador não se ficam pelos clubes, também pela seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo é o jogador com mais jogos pela selecção das quinas com 147 jogos e é ainda o maior goleador do seu país com 79 golos, ele que foi o capitão da equipa portuguesa na conquista do Euro 2016, momento mais alto da história do futebol português.

408 Visualizações 1 Total
408 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.