Provas de Meio-Fundo e Fundo

As provas de meio-fundo e fundo no Atletismo vão desde os 800 metros até à Maratona. Conheça quais são as corridas que são de meio-fundo e fundo.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Nas provas de corrida do Atletismo, podem-se considerar que existem três tipos de provas: as de velocidade, meio-fundo e fundo. As provas de velocidade são as corridas de curta distância, até aos 400 metros, enquanto as de meio-fundo são as de 800 e 1500 metros e as corridas de fundo são as de 3000 metros obstáculos até à Maratona.

As provas de meio-fundo e fundo são os 800, 1500, 3000 obstáculos, 5000, 10000 metros e Maratona. Nota para a existência de outras corridas que se enquadram nas provas de meio-fundo e fundo mas que actualmente não fazem parte do programa olímpico, como o caso da corrida da Meia-Maratona.

Provas de Meio-Fundo

800 metros
As provas de 800 metros juntam velocidade à táctica e, tal como as de 1500 metros podem ser corridas de muita rapidez, sendo feitas duas voltas completas à pista. À partida de uma final, estarão os 8 melhores atletas que partem numa pista destinada a cada um mas no final da primeira volta podem correr em qualquer parte da pista de atletismo.1500-Metros-Hombres-5
1500 metros
No Atletismo, as provas de 1500 metros juntam velocidade à táctica e, tal como as de 800 metros podem ser corridas de muita rapidez ou de maior contenção táctica. São, praticamente, quatro voltas completas à pista. Na final, poderão estar 12 atletas que, normalmente, partem todos juntos sem pistas destinadas e o objectivo é ser o mais rápido a chegar à meta.

Provas de Fundo

3000 metros obstáculos
Das provas de fundo do Atletismo será a prova mais técnica, pois além dos 3000 metros tem algumas barreiras e uma delas conta com uma vala cheia de água, por onde os atletas são obrigados a passar depois da barreira. Vence a prova quem fizer o percurso no tempo mais rápido.
5000 metros
Quem mais tarde quer brilhar na Maratona, normalmente, começam por correr distâncias mais curtas para testar as suas capacidades e, normalmente, poderão começar a partir dos 5000 metros a testar a sua capacidade física. A gestão do esforço e uma boa ponta final são aliados de quem quer ser o melhor nesta distância em que o objectivo é ser o mais rápido a cumprir a distância.

Exemplo de uma partida na Maratona

Exemplo de uma partida na Maratona

10000 metros
Os 10000 metros é a corrida de maior distância a ser percorrida, totalmente, numa pista de atletismo e é uma prova em que a resistência e o ritmo de corrida serão essenciais para o triunfo da prova dos atletas. Tal como os 5000 metros, é uma corrida de eliminação, em que à medida que os quilómetros vão passando, são cada vez menos os que podem ganhar a corrida. Vence a prova quem correr o percurso de forma mais rápida.
Maratona
É a prova mais longa do atletismo, com 42 quilómetros e 195 metros percorrida, maioritariamente ou na totalidade, em estrada e é das provas mais duras de se assistir e de se fazer, juntamente, com a Marcha. O Objectivo é ser o mais rápido a fazer a totalidade do percurso estipulado. Além da dificuldade do percurso que não é totalmente plano como na pista, o controlo da alimentação e da energia são factores extra que os atletas têm de gerir durante esta corrida.

3215 Visualizações 1 Total
3215 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática