Provas de Velocidade

As provas de velocidade no Atletismo são as corridas de 100, 200 e 400 metros, além das corridas de barreiras e estafetas.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Nas provas de corrida do Atletismo, podem-se considerar que existem três tipos de provas: as de velocidade, meio-fundo e fundo. As provas de velocidade são as corridas de curta distância, até aos 400 metros, enquanto as de meio-fundo são as de 800 e 1500 metros e as corridas de fundo são as de 3000 metros obstáculos até à Maratona.
As provas de velocidade no Atletismo são os 100, 200 e 400 metros lisos, os 100/110 metros e 400 barreiras e as estafetas de 100 e 400 metros. Nota para a existência de outras corridas de atletismo que se enquadram nas provas de velocidade mas que actualmente não fazem parte do programa olímpico, como o caso da corrida dos 60 metros.

Partida de uma prova de 100 metros

Partida de uma prova de 100 metros

Provas de Velocidade Pura – Atletismo

100 metros
A prova de 100 metros é a prova mais mediática das corridas de velocidade e a mais cobiçada a nível internacional. Corrida em linha recta, em que os atletas têm de permanecer sempre na sua pista destinada. Normalmente, na final, correm 8 atletas que têm de correr o mais rápido possível.
200 metros
A prova de 200 metros é uma das provas mais difíceis das corridas de atletismo, tendo que juntar velocidade com técnica. Os atletas têm de permanecer sempre na pista que lhes está destinada, porque caso não o façam, são desqualificados. Numa final, correm os 8 melhores que têm de fazer o percurso o mais rápido possível.
400 metros
A prova de 400 metros é a mais longa das corridas de velocidade e exige além de velocidade, resistência e capacidade gestão do esforço para ter um dos melhores tempos. Tal como nas outras corridas de atletismo, numa final desta corrida, correm os 8 atletas numa pista destinada para fazer uma volta completa à pista de atletismo, sendo que o mais rápido vence a prova.

Provas de Barreiras – Atletismo

100/110 metros Barreiras
As provas de barreiras de 100 metros para as mulheres e 110 metros para os homens são provas de elevado grau de dificuldade em que o objetivo é ser o mais rápido a percorrer esse percurso feito em linha recta. Nota para o facto de que os atletas não são desqualificados ao derrubar barreiras mas sim caso não respeitem a pista que lhes está destinada.
400 metros Barreiras
Tal como os 400 metros planos, os atletas têm de demonstrar capacidade de explosão, resistência e técnica, pelo que tem de ser um atleta completa. Correm 8 atletas numa final, em que o objetivo é ser o mais rápido a percorrer esse percurso. Nota para o facto de que os atletas não são desqualificados ao derrubar barreiras mas sim caso não respeitem a pista que lhes está destinada.

Atletas levam testemunho nas provas em estafeta

Atletas levam testemunho nas provas em estafeta

Provas de Estafetas – Atletismo

4×100 metros
As provas de estafetas no Atletismo são provas feitas por equipas, cada uma com 4 elementos em que cada um corre uma porção da corrida. Neste caso, cada um corre 100 metros com um testemunho que terá de ser passado a cada um no espaço destinado para o efeito e vence quem fizer o percurso de forma mais rápida e com todas as transmissões legais.
4×400 metros
As provas de estafetas são provas feitas por equipas, cada uma com 4 elementos em que cada um corre uma porção da corrida. Neste caso, cada um corre 400 metros com um testemunho que terá de ser passado a cada um no espaço destinado para o efeito e vence quem fizer o percurso de forma mais rápida e com todas as transmissões legais.

3022 Visualizações 1 Total
3022 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática