Golden Retriever (Raça de Cão)

Apresentação do Golden Retriever (Raça de Cão): Origem, aspecto físico, personalidade e cuidados especiais.

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Golden Retriever (Raça de Cão)

Golden Retriever
País de origem Classificação FCI Função inicial
Reino Unido Grupo 8 – Cães levantadores e cobradores de caça e cães de água

Secção 1 – Cães cobradores de caça

Padrão nº111 – 28/07/2009

Cão de caça cobrador de aves aquáticas selvagens

 

Características Gerais
Tamanho Macho: 56 – 61 cm; Fêmea: 51 – 56 cm
Peso Macho: 29 – 34 kg; Fêmea: 25 – 29 kg
Cores Tons dourados ou creme do mais claro ao mais escuro
Esperança de vida 10 – 12 anos
Personalidade       Dócil, inteligente, obediente e sociável

Origem

grupo golden-retriever

O Golden Retriever (Raça de Cão) teve origem na segunda metade do século XIX na Grã Bretanha. Esta raça de cão terá sido desenvolvida inicialmente por Dudley Marjoribanks, 1º Barão Tweedmouth, um empresário escocês, criador de cães e grande aficionado da caça que desejou criar uma raça canina que fosse capaz de recuperar as aves abatidas tanto em terra como na água.

Devido à ausência de registos escritos, não há consenso quanto à ascendência do Golden Retriever. A hipótese mais aceite sugere, no entanto, que nasceu de cruzamentos que envolveram o Cão de Água de São João (St. John’s Water Dog), hoje extinto e que também esteve na origem do Labrador Retriever, do Tweed Water Spaniel, também extinto, do Setter Irlandês e do Bloodhound.

Cruzamentos selectivos deram então origem a um cão de porte médio, inteligente, obediente e excelente nadador que foi inicialmente chamado de Golden Flat-Coat.

Apresentado em concurso pela primeira vez em 1908, foi apenas em 1913 e com a criação do Golden Retriever Club of England que passa a ser designado pelo nome pelo qual hoje o conhecemos. A Federação Cinológica Internacional (FCI) reconheceu a raça em 1954.

O Golden Retriever é hoje em dia uma das raças de cães mais populares do mundo.

Descrição

Apecto físico

Os cães de raça Golden Retriever são cães de porte médio a grande, atléticos e de aparência robusta. Possuem um corpo compacto, bem equilibrado e simétrico. Os seus membros são rectos, sendo os posteriores bastante musculosos. As patas são arredondadas e semelhantes às dos gatos.

Possuem uma cabeça larga e olhos relativamente bem afastados e de cor castanha escura. As orelhas, inseridas aproximadamente ao nível dos olhos, são de tamanho médio e caídas. O focinho é recto, largo e de comprimento igual ao do crânio. O stop é marcado e o nariz de cor preta. Possuem maxilares fortes que apresentam uma mordedura em tesoura perfeita, isto é, os incisivos superiores cobrem os inferiores e a face interna dos primeiros toca na face externa destes últimos.

A cauda, que possui uma inserção e um porte ao nível do dorso, alcança os jarretes sem nunca enrolar na ponta.

A pelagem é longa e lisa ou levemente ondulada com franjas relativamente longas nas zonas do pescoço e do peito, na parte de baixo da cauda e atrás das patas. Possui um subpelo denso e impermeável. A cor pode variar entre tons creme ou dourados do mais claro ao mais escuro, sendo também possível encontrar alguns pelos brancos no peito.

Personalidade

Os cães de raça Golden Retriever são inteligentes, meigos e leais. São calmos e pacientes sendo por isso uma das raças mais adequadas para famílias com crianças. São muito sociáveis, costumam dar-se bem com todos, incluindo outros cães e outros animais de companhia.

A sua natureza dócil e obediente faz com que sejam muito fáceis de treinar. De facto, são excelentes cães de assistência, de busca e salvamento e de terapia.

Apesar de serem cães energéticos, são capazes de adaptar-se bem à vida em apartamento se tiverem uma actividade física adequada. Gostam de correr, de fazer longas caminhadas e adoram nadar.

Cuidados especiais

A pelagem dos Golden Retriever necessita de uma escovagem regular (pelo menos uma vez por semana) para mantê-la livre de nós. Não requer nenhum corte especial, no entanto, convém reduzir a quantidade de pêlo em certas zonas (coxas, ombros, cauda, patas) quando estiver em excesso.

Os Golden Retriever perdem alguns pêlos ao longo de todo o ano, sendo a muda de pêlo mais acentuada na primavera e no outono.

Os cães dessa raça são relativamente saudáveis e resistentes, no entanto, e tal como todos os cães, são susceptíveis a alguns problemas de saúde, sendo os mais comuns as cataratas, as dermatites, o aparecimento de tumores e a displasia da anca.

Também requerem algum cuidado com alimentação pois têm tendência para engordar.

540 Visualizações 1 Total

References:

  • Fédération Cynologique Internationale. (2018). Golden Retriever. [online] Available at: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/111g08-fr.pdf [Assessed 17 Jul. 2018].
  • Feldman, H. (2000). The story of the golden retriever. New York: PowerKids Press.
  • The Golden Retriever Club – Golden Retrievers UK. (2018). Retrieved from https://thegoldenretrieverclub.co.uk/
540 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.