Conceito de Agente Erosivo
A expressão Agente Erosivo designa uma força externa que provoca o desgaste das rochas e relevos terrestres, e que faz o transporte e acumulação dos materiais num processo chamado de erosão. Conforme o agente implicado no processo de erosão, assim temos vários tipos diferentes de erosão: erosão marinha, erosão eólica, erosão fluvial, etc.
São numerosos os exemplos de agentes erosivos – apresentam-se de seguida os principais:
- água da chuva – a chuva pode deslocar materiais do solo, sendo particularmente forte em locais com vegetação pouco densa.
- água dos rios – escavam vales profundos, transportam sedimentos (aluviões) e formam planícies e deltas através de processos de sedimentação.
- água dos oceanos – as ondas, marés e correntes marítimas desgastam as rochas da costa (abrasão marinha) e depositam sedimentos nos litorais (acumulação marinha).
- gelo dos glaciares – o lento deslizar dos grandes ‘rios’ de gelo dos glaciares desgastam as rochas, arrastando grande quantidade de detritos (moreias) e formando grandes vales em formato de ‘U’.
- vento – a ação do vento é particularmente visível em áreas desérticas e de pouca vegetação, onde o vento transporta mais facilmente pequenas partículas, retirando-as de uns locais para as depositar noutros.
- alterações de temperatura – as alterações de temperatura podem originar alterações químicas nos materiais do solo, sobretudo nas rochas, tornando-os mesmo consolidados e levando-os à desagregação.
O próprio Homem pode ser considerado também um agente erosivo não apenas porque muitas das suas atividades ampliam o efeito de outros agentes erosivos, mas também porque ele próprio faz a movimentação de grandes quantidades de rochas e terras para locais diferentes dos originais.