Polifilético

Definição de grupo polifilético. Caracterização e exemplos.

Em Biologia Evolutiva, um grupo polifilético é um grupo constituído por  indivíduos que compartilham determinados caracteres, porém, essas características não são partilhadas entre eles pela existência de relações de parentesco, mas sim, são características que resultaram do desenvolvimento de estruturas análogas, por um processo de convergência adaptativa. Assim, essas características teriam surgido nos indivíduos do agrupamento polifilético sem que isso esteja relacionado com relações de ancestralidade comum entre os indivíduos.

Um agrupamento que incluísse todos os animais endotérmicos (capazes de manter uma temperatura corporal constante), por exemplo, seria um grupo polifilético, já que, ao incluir necessariamente as aves e os mamíferos, estaria a agrupar organismos que não compartilham um ancestral comum directo.

O reino dos Protistas, por exemplo, é um agrupamento que inclui uma imensa diversidade de organismos que não podem ser incluídos nos restantes reinos, e que têm em comum o facto de serem ser seres eucarióticos, unicelulares, ou pluricelulares com uma estrutura bastante simples e sem diferenciação celular. Do ponto de vista evolutivo, trata-se também de um agrupamento polifilético, isto é, o reino não inclui todos os descendentes de um mesmo ancestral, nem todos os indivíduos estão ligados por relações de ancestralidade.

5844 Visualizações 1 Total

References:

  • Mark Jobling, Edward Hollox, Matthew Hurles, Toomas Kivisild, Chris Tyler-Smith. (2013). Human Evolutionary Genetics. Garland Science.
5844 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.