Plasmódio (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Definição de Plasmódio. Caracterização das vias e etapas de infecção: O plasmódio é um parasita unicelular protozoário que provoca a doença da Malária (…)

O que é um Plasmódio

O plasmódio é um parasita unicelular protozoário que provoca a doença da Malária, uma doença que afecta milhões de pessoas em África, Ásia e América do Sul. Esta doença é provocada pelos protozoários (organismos microscópicos e unicelulares) parasitas pertencentes ao género Plasmodium, Plasmódioe que infectam um insecto, um mosquito do género Anopheles, vector da doença. O mosquito do género Anopheles é um importante vector da doença, já que, possibilita que o parasita complete o seu ciclo de vida e auxilia a sua propagação no espaço.

Existem, pelo menos, quatro espécies de plasmódio que infectam humanos, porém, a espécie Plasmodium falciparum é a mais letal. Apesar dos esforços efectuados ao nível da investigação para erradicar a Malária, esta doença continua a constituir um flagelo nos países em vias de desenvolvimento. É responsável por mais de 1 milhão de mortes em crianças africanas, anualmente.

Aproximadamente 40% da população do globo vive em zonas de risco de transmissão da Malária. Os níveis de mortalidade são mais elevados na África Subsariana onde 90% da taxa de mortalidade por Malária ocorre em crianças com idade inferior a cinco anos.

A resistência aos medicamentos e aos insecticidas, bem como, a migração de populações, a deterioração de condições sanitárias, e as alterações ambientais, são alguns dos factores que têm contribuído para a propagação e expansão desta doença.

A infecção por Plasmódio

A Malária é causada no Homem pela infecção provocada por parasitas intracelulares (parasitas que se alojam dentro das células) do género Plasmodium, transmitidos pelos mosquitos do género Anopheles.

Os parasitas da malária estão enquadrados num tipo de parasita que mata o seu hospedeiro. Este perfil está associado a um maior risco de contágio e de propagação de doenças por que são parasitas que passam de hospedeiro em hospedeiro. Para além disso, estes parasitas utilizam um organismo intermediário como vector transmissor e propagador da doença, que auxilia na capacidade de dispersão e de transmissão da doença.

O Plasmódio começa por infectar o mosquito do género Anopheles. Quando este mosquito pica um ser humano, vai injectar o parasita no seu sistema circulatório. Através da circulação do hospedeiro, o parasita acaba por lhe infectar órgãos vitais, como o fígado e o baço, e multiplica-se por reprodução sexuada.

Rapidamente, os parasitas começam também a proliferar nos glóbulos vermelhos e, em apenas alguns dias, o número de parasitas dentro do hospedeiro aumenta exponencialmente, até que este começa a ter surtos recorrentes de febre bastante elevada. Em pouco tempo, o parasita começa a produzir células especializadas na reprodução, os gametócitos.

Caso este individuo hospedeiro seja picado por outro mosquito vector da doença, estes gametócitos vão ser transmitidos a esse mosquito enquanto este lhe suga o sangue. Dentro do insecto vector, os gametócitos encontram as condições necessárias ao seu desenvolvimento e amadurecimento em células sexuais masculinas e femininas. Quando estas células se fundem, vão dar origem a novos parasitas que irão ser propagados a um novo hospedeiro quando este for picado pelo mosquito portador dos parasitas.

6152 Visualizações 1 Total

References:

  • Murray, C. J., Rosenfeld, L. C., Lim, S. S., Andrews, K. G., Foreman, K. J., Haring, D., … & Lopez, A. D. (2012). Global malaria mortality between 1980 and 2010: a systematic analysis. The Lancet, 379(9814), 413-431.
  • Gardner, M. J., Hall, N., Fung, E., White, O., Berriman, M., Hyman, R. W., … & Barrell, B. (2002). Genome sequence of the human malaria parasite Plasmodium falciparum. Nature, 419(6906), 498-511.
6152 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.