Apotécio

Conceito de apotécio, as suas principais características e os indivíduos que os formam….

Conceito de Apotécio

Apotécio é a designação atribuída à estrutura do fungo onde se encontram as células sexuais, a sua designação geral é ascoma ou ascocarpo. O apotécio corresponde à frutificação do fungo, particularmente das espécies pertencentes ao filo Ascomycota.

Esta estrutura corresponde à forma de ascoma mais comum na natureza, uma vez que pertence a um dos maiores filos dos Fungos, além desse facto  designação é utilizada tanta para os corpos frutíferos de fungos como dos líquenes. Isto é, o termo apotécio é utilizado para nomear a estrutura onde os ascos do fungo se encontram inseridos, independentemente de se tratar unicamente de um fungo, ou então a mesma estrutura que é produzida por um fungo que se encontra ligado a uma alga (líquen).

A estrutura do apotécio corresponde a um conjunto de hifas agrupadas de forma compacta formando uma estrutura de suporte para o himénio, inserido nesta estrutura encontram-se os ascos.

A forma do apotécio assemelha-se a uma taça aberta, normalmente voltada para cima, onde se encontram depositados os esporos (cerca de 10 milhões de ascósporos) dos fungos pertencentes ao filo Ascomycota, filo ao qual deve o seu nome.

A forma mais comum deste tipo de estruturas é uma forma larga e discóide, no entanto, é possível observar apotécios que apresentem estruturas que se encontram emersas no talo ou que se encontrem ligadas ao talo por um pedúnculo. As diferentes formas do apotécio variam consoante a espécie de fungo que se frutificou.

O apotécio é uma estrutura séssil e carnuda, podendo muitas vezes apresentar uma estrutura macroscópica. A sua estrutura é composta por três partes distintas, o himénio (componente que corresponde à estrutura responsável pelo surgimento dos ascos), o hipotécio e o excípulo.

Um apotécio corresponde ao conjunto de ascos alinhados, na horizontal, onde se irão desenvolver os ascósporos. O apotécio é considerado um corpo frutífero onde se desenvolve um conjunto de células, os ascos, que posteriormente darão origem aos ascósporos.

 

Palavras-chave:

Fungo

Asco

Ascósporo

Hifa

 

3091 Visualizações 1 Total

References:

ALLABY, MICHAEL (1998). “apothecium.” A Dictionary of Plant Sciences. Encyclopedia.com. Consultado em: Novembro 11, 2015, em http://www.encyclopedia.com/doc/1O7-apothecium.html

Link, V. Heffer; Johnson, K. B. (2007). White Mold. (Traduzido por) Mathioni, Sandra; Alves, Eduardo (2014).The Plant Health Instructor. Consultado em: Novembro 11, 2015, em http://www.apsnet.org/edcenter/intropp/lessons/fungi/ascomycetes/Pages/WhiteMoldPortuguese.aspx

Napoleão, Reginaldo; Café Filho, Adalberto Correa; Lopes, Carlos Alberto; Nasser, Luiz Carlos Bhering; Marouelli, Waldir Aparecido. (2007). Efeito da frequência de rega e da umidade do solo sobre a germinação carpogênica de sclerotinia sclerotiorum. Summa Phytopathologica, 33(1), 80-82. Consultado em: Novembro 11, 2015, em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052007000100012&lng=en&tlng=pt

3091 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.