Alelos Múltiplos

Conceito de alelos múltiplos, as suas principais características, a forma como se expressão e exemplos do seu funcionamento…

Conceito de Alelos Múltiplos

alelos múltiplos

 

Alelos múltiplos designação atribuída a um conjunto de alelos para um mesmo gene que podem ocupar um mesmo locus. Os alelos múltiplos estão associados a uma interacção genica não-mendeliana, pois assume que para cada locus existem diversos alelos disponíveis.

Um alelo corresponde a uma porção de ADN que quando expressa pode levar ao surgimento de uma determinada característica fenotípica, que pode ao não ser prejudicial ao ser vivo seu portador. Os diferentes alelos para um gene podem surgir devido a mutações, sendo que estas podem ter surgido por diversas razões, no entanto, a existência de múltiplos alelos para uma determinada característica pode não ser muito comum em certas populações.

Numa população podem existir três ou mais alelos para um determinado locus, todos associados a uma mesma característica, no entanto, para um ser diplóide, apenas dois desses alelos podem ser encontrados simultaneamente no mesmo loci, isto é, no mesmo local em cromossomas homólogos.

A existência de alelos múltiplos não invalida a existência de relações de dominância e recessividade entre alelos. Este tipo de relações caracteriza-se pela relação entre alelos e não existindo nenhum que seja sempre dominante em relação a todos os outros, por esse motivo, as relações de dominância entre conjuntos de alelos múltiplos também existem, permitindo o surgimento de diferentes combinações genotípicas, podem originar várias combinações fenotípicas.

A presença de um conjunto de alelos para um mesmo locus permite a existência de uma maior variabilidade na população, visto a quantidade de combinações possíveis para cada loci ser bastante elevada. Esta variedade pode vir a favorecer a sobrevivência de uma população, sendo comum a manutenção dessa variedade na população onde surge.

Além do sistema ABO, que serve de exemplo dos alelos múltiplos no ser humano, a cor da pelagem das chinchilas é outro dos exemplos de alelos múltiplos, pois essa coloração é condicionada pela existência de quatro tipos diferentes de alelos, que possuem uma relação de dominância particular.

Exemplo – Sistema ABO:

O sistema ABO, isto é, o conjunto de alelos que determinam o tipo sanguíneo humano, sendo um dos exemplos mais utilizados para explicar o funcionamento de alelos múltiplos. Este sistema caracteriza-se pela existência de três alelos diferentes para o mesmo gene, o IA, o IB e o i, sendo que os alelos IA e IB apresentam uma relação de codominância entre si e alelo i é recessivo em relação aos outros dois.

Os genótipos associados a este sistema são os tipos sanguíneos A (IAIA ou IAi), B (IBIB ou IBi), AB (IAIB) e O (ii). Os fenótipos decorrentes dos genótipos mencionados estão relacionados com a presença ou ausência de determinado antigénio (aglutinogénio) na superfície das hemácias, isto é, os indivíduos do tipo A produzem antigénios do tipo A, enquanto os do tipo B produzem antigénios do tipo B, já os do tipo O não apresentam nenhum antigénio, nas suas hemácias.

 O antigénio é uma glicoproteína que é capaz de desencadear uma resposta imunitária, isto é, os antigénios conseguem reconhecer a entrada de substâncias estranhas ao organismo, desenvolvendo de imediato uma resposta com o intuito de destruição dessas substâncias.

A morte, ou as complicações que podem ocorrer durante uma transfusão devem-se ao facto de o organismo produzir anticorpos para os antigénios que não possui, sendo que esses anticorpos irão inactivar as hemácias que não correspondam ao seu tipo sanguíneo. Por exemplo, um indivíduos com tipo sanguíneo A produz anticorpos do tipo B, esses anticorpos quando em contacto com antigénios B irão destrui-los, levando assim à morte do individuo.

Os indivíduos do tipo O possuem anticorpos para ambos os tipos, enquanto os indivíduos do tipo AB, não possuem anticorpos para esses antigénios, por esse motivo os indivíduos com o grupo sanguíneo O são dadores universais e os indivíduos com o grupo sanguíneo AB são recetores universais.

1753 Visualizações 1 Total

References:

Bernasconi, Andrea (2003). Multiple Alleles. Genetics Encyclopedia.com. Consultado em: Julho 31, 2016, em http://www.encyclopedia.com/doc/1G2-3406500189.html

 

1753 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.