Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Genética
O termo “genética” deriva do grego antigo genesis que significa “origem” e refere-se à ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a diversidade nos organismos vivos. É o ramo da Biologia que se foca no estudo da transmissão de características biológicas de pais para filhos, ou seja, de geração para geração ao longo do tempo. A unidade funcional responsável por conceder as características biológicas aos organismos vivos é o gene que é definido como um fragmento do DNA que codifica uma proteína com função conhecida, podendo ter variantes as quais se denominam alelos.
O seu “pai” foi o monge Gregor Mendel que, entre 1856 e 1866, estudou os padrões de hereditariedade das características biológicas (de que forma estas passam de uma geração para os seus descendentes), em ervilhas, formulando as Leis de Mendel. No entanto, o termo propriamente dito apenas foi aplicado e descrito em 1908 por William Bateson.
Esta ciência tem expandido o seu foco e, atualmente, abrange o estudo da estrutura, função, diversidade e distribuição dos genes no contexto da célula, do organismo vivo e da população. Como consequência novos campos de estudo surgiram na Genética, tais como:
- Clássica;
- Molecular;
- Populacional;
- Quantitativa;
- Ecologia Genética;
- Epigenética;
- Genómica;
- Médica.
Sendo os organismos vivos estudados por esta ciência os microrganismos, as plantas, os animais e os humanos.