Normativo

Em Psicologia, particularmente na avaliação psicológica, o conceito de normativo diz respeito ao enquadramento na norma, isto é, no funcionamento dito “normal”.

Definição de Normativo

Em Psicologia, particularmente na avaliação psicológica, o conceito de normativo diz respeito ao enquadramento na norma, isto é, no funcionamento dito “normal”.

Na cotação de testes psicológicos (e.g. WAIS; WISC), os resultados alcançados pelo indivíduo, designados por resultados brutos, adquirem significado em comparação com os resultados do chamado grupo normativo.

Normas e Grupo de Referência

A obtenção das normas é realizada no âmbito do processo de aferição de um teste, isto é, no processo através do qual o teste é validado para uma determinada população (e.g. população portuguesa). O estudo de aferição é então realizado com uma amostra de indivíduos, mencionada como amostra de aferição, sendo estabelecidas as normas através dos resultados destes indivíduos.

Desta forma, as normas são constituídas pelos resultados de sujeitos com características semelhantes, habitualmente em idade e género, constituindo-se um grupo normativo ou de referência. Esta referência possibilita então a comparação indivíduo-grupo, atribuindo significado aos resultados obtidos e assim posicionando-o em relação aos outros indivíduos da sua faixa etária.

Avaliação interindividual

Os resultados padronizados ou normalizados então obtidos, pela conversão dos resultados brutos, permitem averiguar se o funcionamento do indivíduo vai ao encontro, ou não, do funcionamento dito normal do seu grupo, realizando-se uma avaliação interindividual (entre indivíduos).

Por outras palavras, é possível realizar uma análise quantitativa, geralmente através de percentis, que permite identificar se o resultado obtido se situa abaixo ou acima da média ou se se situa na média esperada para a sua idade. Estas designações (muito baixo, baixo, médio, alto, muito alto) constituem a análise qualitativa, à qual é correspondida a análise quantitativa, através da atribuição de intervalos de percentis a níveis qualitativos.

Palavras-chave: Normativo; grupo de referência; avaliação psicológica

2233 Visualizações 1 Total

References:

Groth-Marnat, G. (2003). Handbook of Psychological Assessment. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Simões, M.R. (2000). Investigações no âmbito da Aferição Nacional do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (M.P.C.R.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2233 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.