WISC

Conceito de WISC – A Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças, mais conhecida como WISC-III é uma prova psicológica que avalia o funcionamento…

Conceito de WISC

A Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças, mais conhecida como WISC-III é uma prova psicológica que avalia o funcionamento cognitivo de crianças entre os 6 e os 16 anos. É uma prova constituída por 13 subtestes, sendo que 10 são de administração obrigatória (Completamento de Gravuras, Informação, Código, Semelhanças, Disposição de Gravuras, Aritmética, Cubos, Vocabulário, Composição de Objetos e Compreensão) e 3 opcionais (Pesquisa de Símbolos, Memória de Dígitos e Labirintos). Esta escala permite avaliar a inteligência dos sujeitos, dando-nos como resultados um Quociente de Inteligência Verbal (QIR) e um não-verbal, de realização (QIR).

Dependendo da resposta que a criança ou jovem dá, é atribuída uma cotação de 0, 1 ou 2, que está descrita no manual da prova. A aplicação desta prova necessita de 60 a 90 minutos para ser completa e é de administração, cotação e interpretação exclusiva por parte de psicólogos.

Nos subtestes obrigatórios, as tarefas solicitadas são as seguintes:

  • Completamento de Gravuras – são mostradas imagens e pedido para a criança ou jovem dizer qual o elemento que está em falta na mesma;
  • Informação – são feitas perguntas gerais;
  • Código – a criança ou jovem deve reproduzir uma série de símbolos iguais aos que lhe são mostrados;
  • Semelhanças – é pedido para a criança ou jovem identificar quais as semelhanças entre dois elementos que lhe são ditos;
  • Disposição de Gravuras – é pedido para a criança ou jovem ordenar numa sequência lógica uma série de imagens apresentadas;
  • Aritmética – é pedido que a criança ou jovem responda a perguntas com cálculos matemáticos;
  • Cubos – A criança ou jovem deve reproduzir imagens utilizando cubos com diferentes desenhos e cores;
  • Vocabulário – é pedido à criança ou jovem que defina algumas palavras;
  • Composição de Objetos – a criança ou jovem deve construir objetos recorrendo a peças que lhes são fornecidas;
  • Compreensão – são feitas perguntas;

Dependendo da idade e da pontuação obtida em cada subteste, os resultados brutos são convertidos em resultados padronizados que, posteriormente, nos irão indicar o QI.

1413 Visualizações 1 Total
1413 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.