Consideram-se maus tratos na adolescência todos os tipos de abuso e violência exercidos contra indivíduos aproximadamente entre os 12 e os 19 anos.
De acordo com Pires e Miyasaki (2005) os maus tratos na adolescência foram, durante muitos anos, vistos como normais, em várias sociedades, pautadas pela violência e considerando a mesma para a disciplina, principalmente nas civilizações greco-romanas.
Figueiredo (1998) caracteriza, no que concerne à faixa etária, que os maus tratos na adolescência abarcam indivíduos aproximadamente entre os 12 e os 19 anos.
Muito mais tarde, nos anos 60 do século XX, aconteceu uma viragem no que diz respeito a este tipo de violência quando se começou a falar na Síndrome da Criança Espancada, tanto contra crianças quanto contra adolescentes, quando Henry Kempe descreveu a mesma, e a qual foi reconhecida pela Academia Americana de Pediatria (Pires, & Miyasaki, 2005).
Esta síndrome começou mesmo a ser vista como um problema de saúde pública, começando a violência de pais contra filhos ser entendida como um abuso dos direitos do adolescente que deixa de ser visto como propriedade dos pais (Pires, & Miyasaki, 2005).
Quando se fala em maus tratos na adolescência alguns dos sinais começam através de violência conjugal, gravidez não desejada, idade da mãe, entre outros (Figueiredo, 1998).
Juntamente com a entrada em vigor no âmbito da pediatria, do reconhecimento da Síndrome da Criança Espancada, entra também em vigor o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que visa a proteção dos mesmos e procura minimizar a violência de menores através do reconhecimento de sinais e respetiva proteção (Pires, & Miyasaki, 2005).
Habitualmente, os maus tratos na adolescência estão também ligados a problemas de alcoolismo, toxicodependência, e outros tipos de abuso de substancias (Figueiredo, 1998).
Conclusão
Os maus tratos na adolescência são caracterizados por todo o tipo de violência, seja ela por abuso, de forma secundária, quando o adolescente presencia a violência entre os pais, por negligencia, entre outros, em faixas etárias aproximadamente entre os 12 e os 19 anos. Na maioria das vezes, na origem dos maus tratos existem cenários de toxicodependência e alcoolismo, dentro da família.
References:
- Figueiredo, B. (1998). Maus tratos à criança e ao adolescente. Psicologia, Teoria, investigação e prática, 1998, 3, 005-020. Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho;
- Pires, A.L.D, & Miyasaki, M.C.O.S. (2005). Maus-tratos contra crianças e adolescentes: revisão da literatura para profissionais da saúde. Arq Ciênc Saúde 2005 jan-mar; 12(1): 42-9