Idoso ativo

O idoso ativo é aquele que realiza todas as atividades familiares, comunitárias e sociais, não se rendendo ao sedentarismo tipicamente associado à idade.

O idoso ativo é aquele que realiza todas as atividades familiares, comunitárias e sociais, não se rendendo ao sedentarismo tipicamente associado à idade.

A literatura acerca do idoso ativo associa as características do mesmo à educação da sociedade no sentido de colocar o mesmo numa participação ativa nos diferentes espaços onde se insere, seja na família, onde convive ativamente com os entes queridos, seja na comunidade (Ferreira, Maciel, Silva, Sá, & Moreira, 2010).

Segundo os estudos de Miranda e Godeli (2003) uma das formas mais saudável de manter o idoso ativo é através da realização de atividades físicas, que os afasta do sedentarismo, que é uma das maiores causas de doenças na velhice.

O idoso ativo é aquele que participa do dia a dia familiar, desenvolvendo um envelhecimento saudável, e na comunidade é aquele que está plenamente incluído nas ações sociais tal como em rodas de conversa onde se pode partilhar experiências adquiridas ao longo da vida (Ferreira, Maciel, Silva, Sá, & Moreira, 2010). Uma das apostas no sentido de incluir o idoso na comunidade, é aproveitar a sua experiência de vida para que o mesmo seja inserido em meio escolar, junto de crianças e adolescentes, dando a ambas as partes a possibilidade de obter uma experiência de partilha intergeracional (Ferreira, Maciel, Silva, Sá, & Moreira, 2010).

Os estudos indicam ainda que além de todos os programas que promovem o envelhecimento ativo, em conjunto com a atividade física, é visível a influência da musicoterapia como estratégia de promoção do mesmo (Miranda, & Godeli, 2003).

Os autores não deixam de mencionar a questão laboral, uma vez que a mesma experiência de vida, pode ser também atribuída ao contexto de trabalho, proporcionando a preparação para quando chegar o momento da reforma (Ferreira, Maciel, Silva, Sá, & Moreira, 2010).

Conclusão

O idoso ativo é aquele cujo quotidiano não é sedentário e que participa de todas as atividades em família, comunidade e vida social. Os estudos demonstram que esta inclusão na sociedade, a prática de exercício físico e a musicoterapia, são algumas das estratégias interventivas que mais eficazes são na promoção do envelhecimento ativo.

134 Visualizações 1 Total

References:

  • Galvão Lucena Ferreira, Olívia, Carneiro Maciel, Silvana, Oliveira Silva, Antonia, da Nova Sá, Roseane Christina, Silva P. Moreira, Maria Adelaide, Significados atribuídos ao envelhecimento: idoso, velho e idoso ativo. Psico-USF [en linea] 2010, 15 (Diciembre-Sin mes) : [Fecha de consulta: 2 de abril de 2019] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036083009> ISSN 1413-8271;
  • Miranda, M.L.J, & Godeli, M.R.C.S. (2003). Música, atividade física e bem-estar psicológico em idosos. bras. ci. e mov. Brasília v. 11, n. 4, p. 87-84. Out/dez 2003
134 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.