Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O comportamento alimentar inadequado diz respeito à restrição alimentar e ou utilização de estratégias que visem a perda de peso mais rápida e fácil.
Fortes, Paes, Amaral e Ferreira (2012) sugerem, através dos seus estudos, que a imagem corporal é extremamente importante e influenciada de forma multidimensional, isto é, por questões psicológicas, neurológicas, culturais e ambientais.
Os estudos de Fortes e Ferreira (2013) indicam que o comportamento alimentar inadequado está ligado a patologias que têm como ase a mudança do peso do paciente.
Algumas destas patologias são bem conhecidas do público, sendo elas a anorexia ou a bulimia nervosa, dentro das quais, o principal sintoma é precisamente um comportamento alimentar inadequado (Fortes, Paes, Amaral, & Ferreira, 2012).
A este tipo de patologia costumam estar comportamentos padronizados como autoindução do vómito, evitamento de uma alimentação variada, utilização de fármacos diuréticos como por exemplo, laxantes para perder peso mais rapidamente, e até mesmo recurso a esteroides que têm como finalidade obter massa magra (Fortes, Paes, Amaral, & Ferreira, 2012; Fortes, & Ferreira, 2013).
Muitos estudos mostram que podemos encontrar bastantes destes tipos de comportamentos em atletas de diferentes modalidades (Fortes, & Ferreira, 2013).
Segundo os mesmos autores, habitualmente, devido às exigências associadas ao atletismo de alta competição, bem como cobranças da mesma, é exatamente pela competição que os indivíduos desenvolvem este tipo de patologia (Fortes, & Ferreira, 2013).
De referir que é mais comum encontrar tipos de comportamento alimentar inadequado em populações do sexo feminino do que em populações do sexo feminino, devido ao facto de ser mais frequente a existência de massa gorda em mulheres do que em homens (Fortes, & Ferreira, 2013).
Conclusão
Parece evidente que o comportamento alimentar inadequado está associado à busca patológica do corpo ideal, com base na imagem distorcida que o paciente monta, mentalmente. Os estudos indicam ainda uma maior tendência para desenvolver este tipo de patologia em atletas de alta competição, principalmente entre as mulheres, devido às diferenças entre os dois sexos no que diz respeito à massa gorda. É importante perceber ainda que, muitas vezes, a indução a este tipo de comportamento, além da utilização de várias estratégias por parte do paciente, está, significativamente ligada à cobrança e às exigências de que é alvo por parte das pessoas próximas.
References:
- Fortes, Leonardo de Sousa, Paes, Santiago Tavares, Amaral, Ana Carolina Soares, & Ferreira, Maria Elisa Caputo. (2012). Comportamento alimentar inadequado e insatisfação corporal em jovens nadadores em função de variáveis sociodemográficas. Psicologia: teoria e prática, 14(3), 123-133. Recuperado em 27 de novembro de 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872012000300010&lng=pt&tlng=pt.
- Fortes, Leonardo de Sousa, & Ferreira, Maria Elisa Caputo. (2013). Comportamento alimentar inadequado: comparações em função do comprometimento ao exercício. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 65(2), 230-242. Recuperado em 27 de novembro de 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672013000200006&lng=pt&tlng=pt.