Ansiedade Social

A ansiedade social é conceptualizada como a experiência de medo persistente em situações sociais.

Definição de Ansiedade Social

A ansiedade social é conceptualizada como a experiência de medo persistente em situações sociais (e.g. falar em público; manter contacto visual), nas quais o indivíduo se sente exposto, observado e susceptível de ser julgado ou humilhado pelos outros.

Conceptualização

As crenças negativas que o indivíduo apresenta sobre si (e.g. considerar-se incompetente ou desadequado socialmente) e sobre os outros no contexto social (e.g. considerar os outros como críticos) promovem a percepção de que este contexto é ameaçador (Clark & Wells, 1995), respondendo com apreensão ansiosa, comportamentos de vigilância e atenção, que tende a ser selectiva aos estímulos negativos, ou ainda aqueles que são ambíguos (e.g. os outros estão a falar durante a sua comunicação em público), os quais o indivíduo interpreta como negativos (e.g. os outros estão a falar, criticando o seu mau desempenho).

A experiência de ansiedade social despoleta comportamentos de evitamento das situações socias ou a concretização de comportamentos de segurança (e.g. posicionar-se junto de alguém em quem confia no convívio social, não estabelecendo qualquer contacto com outros) que contribuem para a manutenção do desconforto a longo prazo, já que não permitem ao indivíduo a desconfirmação da crença de ameaça percebida. Estes comportamentos podem ainda constituir-se como perversos, na medida em que não raras vezes contribuem para a exacerbação dos sintomas (e.g. vestir roupa para não se notar a sudação, contribuindo para a mesma) ou da percepção de ameaça, tornando-se deste modo um ciclo disfuncional.

A ansiedade social pode ser entendida enquanto dimensão, isto é, num continuum em que diferentes indivíduos com ansiedade social podem apresentar graus diferentes de ansiedade, consoante a intensidade, frequência, duração e, por conseguinte, o grau em que esta se torne disruptiva do funcionamento do indivíduo (e.g. não realizar uma comunicação oral importante; evitar sistematicamente o contacto social, isolando-se), podendo assim verificar-se situações de maior severidade, enquadradas na perturbação de ansiedade social ou fobia social (de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais; Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).

Abordagem psicoterapêutica

A fobia social pode então revelar-se incapacitante não só pela percepção que o individuo apresenta sobre si mesmo e sobre os outros, como pelo contínuo evitamento social, levando frequentemente ao seu isolamento. A procura de serviços de psicologia clínica constitui-se deste modo importante no sentido de promover a consciência e compreensão dos factores de manutenção da perturbação, a flexibilização de crenças disfuncionais, a promoção ou consolidação de competências socioemocionais, como a assertividade e a regulação emocional, bem como estratégias de relaxamento.

Palavras-chave: ansiedade social; apreensão ansiosa; comportamentos de segurança; assertividade

 

1146 Visualizações 1 Total

References:

Wells, A. (2006). Cognitive therapy case formulation in anxiety disorders. In N. Tarrier (Ed.), Case formulation in cognitive behaviour therapy: The treatment of challenging and complex cases. London: Routledge.

Wolfe, B. (2005). Understanding and Treating Anxiety Disorders. An integrative approach to healing the wounded self. Washington DC: American Psychological Association.

1146 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática