Gaguez

Definição de gaguez

A gaguez é uma alteração na fluência da fala que modifica o ritmo e organização do discurso, podendo denominar-se por disfluências às ocorrências ao longo do discurso. Pode iniciar-se na infância ou na idade adulta, com maior predominância no sexo masculino. Todas as pessoas têm momentos de disfluência em diversas situações da sua vida, uma vez que a fluência perfeita não existe, pois a fala resulta de um complexo sistema neuromuscular passível de falhas e a própria comunicação resulta da partilha de emoções e constante observação do outro, reagindo a cada palavra. No entanto o que diferencia um individuo que gagueja do que um que comete disfluências é a frequência e tipo dessas disfluências, podendo considera-se como sinais de gaguez a presença constante de uma mais destas características durante a fala:

  • Repetição de sons, silabas, partes de palavras, palavras inteiras e/ou frases
  • Prolongamentos de sons e/ou silabas
  • Pausas prolongadas, hesitações e/ou ausência de sons entre palavras
  • Bloqueios ou esforço evidente a iniciar e/ou manter o fluxo da fala
  • Comportamentos associados de tensão, nervosismo, tiques nervosos, tremor orofacial, movimentos de cabeça e pescoço, entre outros.
  • Sentimentos de perda de controlo sobre a fala, de medo de falar, insegurança parente situações de interação, alheamento e/ou vergonha. Comportamentos de evitamento de sons ou palavras, substituindo-as/os para tentar antecipar o disfluência, e evitamento de certas atividades, como falar em publico.
  • Pode ocorrer ausência de gaguez em atividades como cantar, falando sozinho ou com animais.

Estas características pode ou não estar presentes, dependendo da idade, do grau de consciência face a sua fala, da personalidade e do seu contexto. Etilologicamente considera-se que a gaguez resulta da interação entre fatores predisponentes e precipitantes e é mantida pelos fatores perpetuantes. Ou seja, existem determinadas condicionantes internas e/ou externas que despoletam a gaguez que é precipitada/acelerada por determinado evento e/ou contexto e que se mantém por comportamentos como dar envase ao problema, envolver-se emocionalmente com o mesmo, as exigências ambientais serem superiores às capacidades, entre outros.

A gaguez é um diagnóstico terapêutico de alteração de fala mas que afecta a pessoa inteira e portanto a pessoa inteira requer tratamento, sendo esse tratamento da responsabilidade de uma equipa multidisciplinar no qual participa ativamente o individuo. Esta pessoa inteira refere-se a uma visão holística da problemática uma vez que o grau de severidade da gaguez é diretamente proporcional à forma como o individuo lida com os momentos de disfluência. Esta problemática interfere com a participação e performance do individuo nos seus mais diversos contextos, e a sua evolução vai desde a única componente verbal-motora, para a correlação entre essa e as componentes comunicativa, cognitiva e emocional, que podem ser acompanhadas de reações fisiológicas intensas: elevação e descoordenação do ritmo cardíaco, respiratório e tensão muscular.

O confronto do individuo com as emoções subjacentes à gaguez, com a ansiedade e stress que sente, bem como com os comportamento associados que adoptou como estratégias, permitem aumentar a compreensão do autoconceito e o controlo pessoal, favorecendo a redução de disfluências. A gaguez aquando numa fase patológica (após a idade pré-escolar) não tem cura mas tem solução, um individuo com gaguez pode até nem se considerar gago, tudo depende dos fatores subjacentes à fala.

2046 Visualizações 2 Total
2046 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.