Conceito de Técnicas de Relaxamento
Segundo Santos (2006; cit. por Moretti & Caro, s/d) encontram-se já na Babilónia evidências da utilização do relaxamento. Porém, também os Caldeus, os Egípcios, os Astecas, os Mayas, os Quichuas, e os Incas praticaram técnicas de relaxamento. As técnicas de relaxamento estabelecem um conjunto de procedimentos de intervenções vantajosas na prática da psicologia clínica e da saúde. As primeiras publicações sobre o relaxamento ocorreram em 1929 e 1932 e são de Jacobson e Shultz respetivamente.
As técnicas de relaxamento atuam ao nível da promoção de um estado de homeostase da ansiedade e da tensão muscular, cedendo alternativas de como combater o stress e as mudanças somáticas e mentais. Estas técnicas incluem a meditação, o relaxamento muscular progressivo, a hipnose, o biofeedback e outras técnicas que preconizam a respiração e a concentração (Moretti & Caro, s/d). O objetivo do treino de relaxamento é ajudar os indivíduos a alcançar um estado de calma mental e física (Wright, Basco, & Thase, 2008).
Referências bibliográficas:
- Moretti, F.A., & Caro, L.G. (s/data). Terapias comportamentais para depressão.
- Wright, J. H., Basco, M. R., & Thase, E. M. (2008). Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental – Um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed.