Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Meios de comunicação social são todos os tipos de ferramenta analógica ou digital utilizada para transmitir textos, imagens e áudios para uma massa heterogénea de pessoas.
O termo Meios de Comunicação Social (MCS) é usado, na linguagem cotidiana, para definir os meios ou dispositivos tecnológicos que permitem transmitir uma informação a um número elevado de pessoas, tais como a imprensa, rádio, televisão e até correio, daí se usar muitas vezes a expressão Meios de Comunicação de Massa.
Os Meios de Comunicação Social mais conhecidos são: livros, jornais, revistas, rádio, televisão e Internet, mas existem muitos outros, tais como CDs, DVDs, vídeo games, cartazes, etc.
O sistema dos Meios de Comunicação Social implica organizações geralmente amplas, complexas, com grande número de profissionais e extensa divisão do trabalho.
Importância dos Meios de Comunicação Social
Os MCS têm como principal função informar, educar e entreter as pessoas, de diferentes formas e através de diferentes conteúdos, selecionados de maneira a atingir os seus respetivos públicos-alvo.
Para a sociedade, os Meios de Comunicação Social são de suma importância. Por um lado, têm um papel na prescrição dos comportamentos e atitudes aceitáveis e convenientes no meio social, fazem circular a informação e são referencias sociais sobre a realidade. Por outro lado, enquanto artefactos técnicos e não apenas enquanto difusores de mensagens, têm um papel relevante na determinação da história das civilizações, das sociedades e das culturas, contribuindo para a globalização.
Com a Internet, os Meios de Comunicação Social permitem ainda interatividade e até a possibilidade de falar com desconhecidos. Com os novos media sem fronteiras, estão mesmo a surgir outras formas de expressão e comunicação que têm influência nas relações sociais e nos processos de produção, reprodução, representação, construção e reconstrução da realidade e da cultura.
Um pouco de história…
A origem dos Meios de Comunicação surge da necessidade do Homem se expressar. A arte rupestre já revelava a importância da comunicação e desde o surgimento da escrita e do alfabeto, que as pessoas desenvolveram novas formas de expandir o conhecimento e criar uma “cultura” humana.
Depois da escrita, surgiram suportes como o papiro, pergaminhos, e mais tarde, os livros, considerados os primeiros Meios de Comunicação Social, produzidos artesanalmente desde a antiguidade e fabricados em série após a invenção da prensa por Gutenberg, no século XV. O primeiro livro impresso foi a Bíblia e a ele se seguiram muitos outros livros e também jornais, sendo que o nascimento dos jornais e das revistas ocorre a partir do século XVII.
Mas também o correio, um dos mais antigos meios de comunicação, e o telégrafo não podem ficar de fora da história dos MCS!
Mas os Meios de Comunicação Social passaram efetivamente a ter impacto social, sobretudo no século XX, a partir do desenvolvimento da rádio e televisão. Mais tarde, foram os meios eletrónicos veiculados pela Internet que começaram a espalhar o seu encanto pelo mundo inteiro. Se antes o termo Meios de Comunicação Social ou de massa se referia basicamente a jornais, revistas, rádio e televisão, no final do século XX a Internet também se junta ao grupo e, hoje em dia, até os smartphones podem ser considerados media.
Com os MCS hoje em dia podemos ficar a par do que está a acontecer do outro lado do mundo de forma imediata. E esta é a verdadeira revolução tecnológica e social.
Principais Meios de Comunicação Social
Jornal
O jornal foi popularizado após a invenção da prensa móvel por Gutenberg e de lá para cá tem sido um dos principais meios de comunicação e informação da população em geral. É impresso, normalmente possui edição diária e é vendido a baixos preços, tornando-o acessível à maioria das pessoas.
Revista
Semelhante ao jornal, a revista também é impressa, mas a sua circulação costuma ser semanal ou mensal. A qualidade de impressão também é superior à do jornal e por isso tem um preço um pouco mais elevado. Também os conteúdos são diferentes, pois uma revista comporta temas mais leves ou pelo menos mistura informação com entretenimento.
Rádio
A rádio foi um dos primeiros meios de comunicação em larga escala da modernidade. Difundiu-se muito após a Primeira Guerra Mundial e ainda hoje é bastante utilizada quer devido ao seu poder de entretenimento, quer devido ao baixo custo de aquisição do equipamento.
Televisão
A televisão é um meio de comunicação de enorme abrangência que transmite som e imagem a milhares de telespectadores, lançando tendências, criando discussões, entretendo e informando as pessoas. Porém, é um meio de comunicação unilateral: o telespectador ouve, vê e lê, mas não pode enviar informações à rede transmissora.
Internet
A Internet é o mais novo e avançado meio de comunicação disponível. É de fácil acesso por meio de diversos dispositivos como computadores, tablets, smartphones, etc, e permite que os seus utilizadores comuniquem por meio de textos, vídeos e imagens com qualquer pessoa ligada na rede ao redor do mundo e de forma interativa. A Internet mistura vários outros MCS: existem, por exemplo, canais de televisão a realizar transmissões online, programas de rádios online, jornais e revistas que podem ser lidos online…
Classificação dos tipos de Meios de Comunicação Social
Segundo o tipo de linguagem utilizada, os MCS podem ser divididos em:
Escritos. Exemplo: livros, jornais e revistas.
Sonoros. Exemplo: rádio e telefone.
Audiovisuais. Exemplo: televisão e cinema.
Multimédia. Exemplo: reunião de diversos meios de comunicação diferentes (texto, áudio, vídeo, etc).
Hipermédias. Exemplo: CD-ROM, televisão digital e Internet.