Comunicação de massa

Conceito, importância, tipos e principais meios de comunicação de massa

comunicação social
Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Comunicação de massa é uma expressão usada para designar a disseminação de informações por meio de jornais, rádios, estações de televisão, cinema e Internet, ou seja, é a comunicação transmitida pelos mass media.

 

O termo comunicação de massa é usado, na linguagem cotidiana, para definir a forma de comunicar – através de dispositivos tecnológicos – com o objetivo de transmitir uma informação a um número muito elevado de pessoas, através da imprensa, rádio, televisão, etc, daí se usar muitas vezes a expressão meios de comunicação social para falar de comunicação de massa.

 

Ora, os meios de comunicação social mais conhecidos são: livros, jornais, revistas, rádio, televisão e Internet, mas existem muitos outros, tais como CDs, DVDs, vídeo games, cartazes, etc.

 

O sistema da comunicação de massa implica organizações geralmente amplas, complexas, com grande número de profissionais e extensa divisão do trabalho.

 

Características da comunicação de massa

A comunicação de massa tem como principal característica o facto de chegar a uma grande quantidade de recetores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.

As sociedades recetoras da comunicação de massa são, geralmente, urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder dos media ou dos mass media sobre as pessoas.

 

Conceito de mass media

O termo mass media é formado pela palavra latina media (meios) e pela palavra inglesa mass (massa) e significa meios de comunicação de massa (rádio, televisão, imprensa…) A expressão mass media também se usa para designar os meios de comunicação social, sendo que , por seu turno, o termo comunicação de massa muitas vezes se emprega como sinónimo de comunicação social.

 

Importância da comunicação de massa

A comunicação de massa, tal como os meios de comunicação social, tem como principal função informar, educar e entreter as pessoas, de diferentes formas e através de diferentes conteúdos, selecionados de maneira a atingir os seus respetivos públicos-alvo.

A comunicação de massa tem um papel na prescrição dos comportamentos e atitudes aceitáveis e convenientes no meio social, faz circular a informação e é uma referência sobre a realidade. Por outro lado, enquanto artefacto técnico e não apenas enquanto difusora de mensagens, a comunicação de massa têm um papel relevante na determinação da história das civilizações, das sociedades e das culturas, contribuindo para a globalização.

Com a Internet, os meios de comunicação social permitem ainda mais interatividade e até a possibilidade de se falar com desconhecidos. Com os novos media sem fronteiras, estão mesmo a surgir outras formas de expressão e comunicação que têm influência nas relações sociais e nos processos de produção, reprodução, representação, construção e reconstrução da realidade e da cultura.

 

Principais meios de comunicação de massa

 

Jornal

O jornal foi popularizado após a invenção da prensa móvel por Gutenberg e de lá para cá tem sido um dos principais meios de comunicação e informação da população em geral. É impresso, normalmente possui edição diária e é vendido a baixos preços, tornando-o acessível à maioria das pessoas.

 

Revista

Semelhante ao jornal, a revista também é impressa, mas a sua circulação costuma ser semanal ou mensal. A qualidade de impressão também é superior à do jornal e por isso tem um preço um pouco mais elevado. Também os conteúdos são diferentes, pois uma revista comporta temas mais leves ou pelo menos mistura informação com entretenimento.

 

Rádio

A rádio foi um dos primeiros meios de comunicação de massa da modernidade. Difundiu-se muito após a Primeira Guerra Mundial e ainda hoje é bastante utilizada quer devido ao seu poder de entretenimento, quer devido ao baixo custo de aquisição do equipamento.

 

Televisão

A televisão é um meio de comunicação de enorme abrangência que transmite som e imagem a milhares de telespectadores, lançando tendências, criando discussões, entretendo e informando as pessoas. Porém, é um meio de comunicação de massa unilateral: o telespectador ouve, vê e lê, mas não pode enviar informações à rede transmissora.

 

Internet

A Internet é o mais novo e avançado meio de comunicação de massa disponível. É de fácil acesso por meio de diversos dispositivos como computadores, tablets, smartphones, etc, e permite que os seus utilizadores comuniquem por meio de textos, vídeos e imagens com qualquer pessoa ligada na rede ao redor do mundo e de forma interativa. A Internet mistura vários outros MCS: existem, por exemplo, canais de televisão a realizar transmissões online, programas de rádios online, jornais e revistas que podem ser lidos online…

4715 Visualizações 1 Total
4715 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.