Instagram

Instagram: conceito, características e utilização a nível particular e empresarial da rede social

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Instagram é uma rede social de partilha de fotografias e vídeos.

 

Genericamente, o Instagram é uma aplicação gratuita de partilha de fotografias e vídeos entre os seus utilizadores disponível em computadores ligados à Internet ou em dispositivos móveis com sistemas iOS, Android e Windows Phone.

No Instagram as pessoas podem carregar fotos ou vídeos e partilhá-los com os seus seguidores ou com um grupo de amigos. Ao partilhar essas fotografias, é possível aplicar vários filtros (preto e branco, sépia, etc). A par, os utilizadores podem visualizar, comentar e gostar de publicações partilhadas por amigos.

 

Um pouco de história…

O Instagram foi lançado por Kevin Systrom e Yosyp Shvab em outubro de 2010, inicialmente apenas para equipamentos Apple com sistema iOS. O serviço rapidamente ganha popularidade e em 2012 a rede social é adquirida pelo Facebook. No mesmo ano o uso do aplicativo passou a ser possível também em sistemas Android e em 2013 em Windows Phone. Desde então o Instagram tem crescido e chegado a vários milhões de utilizadores.

 

Como entrar no Instagram?

Basicamente basta fazer o download do aplicativo para iOS ou Android e depois criar uma conta. Logo de seguida o utilizador fica apto a tirar fotos ou gravar vídeos e partilhá-los na rede social. Se tiver conta noutras redes sociais pode publicar as fotos no Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare ou enviar as fotos por email.

 

Como usar o Instagram?

O utilizador precisa de fotos para usar o Instagram. Pode tirar uma foto diretamente, com a câmara do smartphone, ou importar uma imagem da sua galeria. Após tirar a foto ou escolher uma imagem que esteja gravada no smartphone, o utilizador pode aplicar filtros e efeitos, como preto e branco, sépia, cores mais fortes, embaciar parte da imagem, colocar molduras… Depois da foto ficar da forma desejada, é só partilhá-la e se assim o desejar, escrever uma descrição. Os seguidores, por seu turno, podem optar por “seguir”, ver as fotos e vídeos de um amigo, gostarem, comentarem, partilharem…

 

Qual a diferença entre o Instagram e outros sites de imagens?

No Instagram podem-se adicionar filtros às fotos, colocar uma cor, inserir uma sombra, fazer com que a foto se identifique com a mensagem que o utilizador deseja passar.

Outra das características do Instagram é que as suas fotos têm um formato quadrado, diferente do habitual na maioria das câmaras digitais, isso dá às imagens um ar vintage de fotografias tiradas pelas antigas máquinas instantâneas Polaroid. Este estilo é conseguido através da aplicação de filtros, também.

 

Como usar o Instagram para promover um negócio?

 

Identificar o público-alvo

O Instagram não é diferente de qualquer outra rede social. Também aqui se deve começar por identificar o público-alvo de uma empresa, comportamento e tipo de conteúdo que ele prefere, antes de se começar a publicar fotos e vídeos. Essa análise prévia é importante para produzir conteúdo adequado aos gostos dos clientes.

 

Definir a estratégia

Depois de identificado o público-alvo, a empresa deve definir uma estratégia para o Instagram que contenha metas e objetivos (por exemplo, likes, construção de um banco de imagens com as hashtags mais utilizadas pelos clientes, partilhas, aumento de visitas no site, etc). Nesta estratégia deve-se incluir um plano com cronograma de publicações e momentos de pesquisa sobre tudo o que é dito sobre a marca e a concorrência. A par, deve-se estabelecer métricas para avaliar os resultados e acompanhar as partilhas, interação com as pessoas e aumento de seguidores.

 

Mostrar o produto ou serviço

Deve-se aproveitar as potencialidades do Instagram para se mostrar o produto ou serviço que se vende, com frequência. Se uma empresa possui diferentes produtos ou serviços à disposição dos consumidores, deve aproveitar para mostrar as diversas variedades e, além de publicar fotos comuns, pode publicar imagens que mostrem o produto a ser usado, por exemplo.

 

Publicar fotos criativas

É importante que uma empresa aproveite os diferentes filtros do Instagram para melhorar as suas fotos, verificando sempre os melhores ângulos, iluminação e outros truques de fotografia.

 

Gravar vídeos

Como o Instagram possibilita a publicação de vídeos até 1 minuto, uma empresa pode utilizar essa funcionalidade para gravar vídeos interessantes no seu feed.

 

Mostrar os bastidores da empresa

No Instagram pode-se mostrar os bastidores de uma empresa aos seguidores, ou seja, mostrar como e por quem é que o produto é feito. Essa é uma excelente forma de gerar partilhas. Por que não fotografar um produto nas suas várias etapas de produção: criação, manufatura, empacotamento e entrega? E fazer o mesmo com os serviços, fotografando as várias fases de execução. Este processo que antecede o momento de compra desperta o interesse dos consumidores que, ao tomarem conhecimento da forma como o produto é concebido, ficam aptos a relacionarem-se mais intimamente com ele e com a marca da empresa.

 

Mostrar os colaboradores da empresa

Os consumidores gostam de ver que estão a lidar com pessoas de carne e osso ao comprarem ou contratarem um serviço. Se uma empresa mostrar os seus colaboradores em ambiente de trabalho, ajuda as pessoas a identificarem-se com a sua marca.

 

Partilhar conteúdo exclusivo

Deve-se usar o Instagram para publicar fotografias que não foram usadas no site, blog empresarial ou mesmo noutras redes sociais, como Facebook e Twitter. Só assim, com fotos exclusivas, se consegue que os seguidores se sintam especiais.

 

Lançar produtos ou serviços em primeira mão

Se uma empresa vai lançar um novo produto ou serviço, deve anunciá-lo em primeira mão no Instagram. Por exemplo, no dia que vai lançar um novo produto, pode fazer um pequeno vídeo onde se vejam os colaboradores a preparar o lançamento.

 

Incorporar fotos dos seguidores

Como é possível colocar fotos do Instagram no site e noutras páginas, uma empresa pode aproveitar para mostrar – principalmente a quem não utiliza o Instagram – as melhores fotos tiradas pelos seguidores (desde que tenha pedido permissão). Os seguidores escolhidos sentir-se-ão apreciados, e a empresa partilha ainda mais imagens dos seus produtos/serviços.

 

Comentar as fotos dos seguidores

Uma empresa deve ter a amabilidade de comentar ou gostar das fotos dos seus seguidores, publicadas no Instagram, principalmente se incluem os seus produtos/serviços ou citam a sua marca de forma positiva.

 

Publicar constantemente

Independente de ter muitos ou poucos seguidores, uma empresa deve publicar constantemente no Instagram. Isso faz com que a sua marca seja vista regularmente pelos seus seguidores e aumenta as hipóteses de chegar a mais pessoas e de transformá-las em clientes.

486 Visualizações 1 Total
486 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.