Google Webmaster Tools ou Google Search Console é um serviço que reúne várias ferramentas para webmasters e outros profissionais.
Toda a gente o conhece por Google Webmaster Tools, mas a verdade é que o serviço desenvolvido pela empresa Google mudou de nome para Google Search Console ou simplesmente Google Console. Mas só mudou a denominação, de resto continua praticamente igual, o que é o mesmo que dizer que continua a permitir aos criadores de páginas da web verificarem o status da indexação dos seus sites na Internet pelo motor de pesquisa e otimizem a sua visibilidade. Além disso, é uma ferramenta na qual podem proceder a modificações para melhorar a aparência da página.
O Google Webmaster Tools é uma ferramenta importante para todos os profissionais que fazem SEO (Search Engine Optimization), pois é possível visualizar parte das informações de como o Google interpreta um site (embora a ferramenta não forneça muitas informações absolutas sobre o site porque… o segredo é a lama do negócio).
Importância do Google Webmaster Tools
Não basta elaborar um site e colocá-lo em funcionamento. Hoje em dia, é necessário um acompanhamento constante, uma monitorização frequente para saber que tipo de problemas podem ocorrer ocasionalmente na página, e como resolvê-los. Ora, é para estas e outras situações que existe o Google Console, cujo principal objetivo é cuidar de um site, identificando todos os erros que possam impedir que o seu conteúdo seja indexado no mecanismo de pesquisa do Google.
Quem pode usar o Google Webmaster Tools?
Qualquer pessoa que tenha um blog ou um site pode utilizar esta ferramenta, basta criar uma conta neste serviço (é gratuita), configurar o canal e em seguida recolher os dados.
Aliás, o Google resolveu mudar o nome da ferramenta precisamente porque “Google Webmaster Tools” dava a impressão de que o serviço se destinava exclusivamente a programadores, o que na prática não é verdade. Todo e qualquer profissional de Marketing Digital e social media pode ter acesso ao serviço sem nenhum conhecimento mais avançado, embora existam na ferramenta áreas mais técnicas exclusivas para webmasters.
Ferramentas básicas do Google Webmaster Tools
O Google Console existe desde 2005 (quando ainda chamava Google Sitemaps) e oferece, efetivamente, muitas ferramentas diferentes. Como é atualizado com frequência, algumas ferramentas mudam de nome. No entanto, as principais são:
Data Highlighter
Forma de ajudar manualmente o Google a entender como é um site, indicando onde, em cada página, está o título, data, nome do autor, imagem, etc.
HTML Improvements
Ferramenta simples e útil que informa sobre erros no HTML do site (title tags muito longas ou muito curtas; title tags ausentes ou pouco informativas; páginas com títulos iguais, etc) para que o responsável os possa corrigir rapidamente.
Search Queries
Ferramenta que responde à pergunta: “como é que os visitantes chegam ao site?”. Com ela pode-se descobrir quais as palavras-chave usadas na pesquisa e em que páginas mais clicam os utilizadores, por exemplo.
Links to Your Site
Forma de medir a popularidade de um site, bem como de medir um dos principais fatores de SEO: links de blogs e sites variados.
Internal Links
Ferramenta que deteta quais as páginas que têm falta de links internos.
Content Keywords
Lista de palavras-chave usadas com mais frequência no site em causa (excluindo palavras de uso comum). Essa lista revela quais são as palavas e expressões que as pessoas associam a um site.
PageSpeed Insights
Ferramenta que serve para conseguir automaticamente dicas personalizadas sobre como fazer um site mais rápido otimizando as imagens, por exemplo.
Verifying Ownership
Ferramenta que serve para conferir a propriedade do domínio, que será a base da análise do Google Console.
Search Appearance
Ferramenta que dá acesso ao visionamento da forma como o site aparece nos resultados de pesquisa.
Structured Data
Ferramenta que mostra os números e gráficos relativos aos dados estruturados encontrados, bem como os erros de marcação identificados.
Sitelinks
Recursos utilizados pelos utilizadores para auxiliar na navegação. São atalhos para páginas ocultas que possuem relevância para quem usa a Internet.
Google Index
Seção onde se pode ver como as páginas têm sido indexadas no Google e também retirar as URLs que não se deseja que apareçam.
Index Status
Forma de demonstrar a quantidade de páginas que estão indexadas. Aqui estão as URLs acessíveis pelo Googlebot e também as que estão bloqueadas pelo robots.txt ou precisam de um login para serem acedidas.
Blocked Resources
Páginas que estão bloqueadas pelas regras de acesso arquivo robots.txt.
Remove URL’s
Previne que algumas páginas indesejadas sejam indexadas ao Google.
Crawl
Ferramenta do Google Console que rastreia as páginas antes da indexação das mesmas.
Crawl Errors
Útil na verificação regular do relatório de erros de rastreamento.
Crawl Stats
Ferramenta que mostra as páginas rastreadas nos últimos três meses, além dos tamanhos de download e dos tempos do download medidos em Kbs gastos.
Fetch as Google
O “pesquise como o Google” é uma ferramenta de diagnóstico que permite a simulação da forma como o Google atua e rastreia determinada página.
Robots.txt Tester
Ferramenta que testa novas marcações no robots.txt e realiza a procura por erros.
Sitemaps
Arquivos que fornecem informações ao Google sobre a organização do conteúdo do site.
URL Parameters
Parâmetros que indicam se há alteração no conteúdo que é visualizado pelo utilizador.
Security Issues
Ferramenta de segurança que ajuda a compreender um problema e sugere formas de o corrigir.
Site Settings
Muito útil para a verificação da propriedade de URL’s www ou não www. Através deste recurso também é possível ajustar a taxa de rastreio.
Change of Address
Função que move o site principal para um domínio novo e ajuda o Google a atualizar as respetivas informações.