Flickr

Noção e utilização da rede social Flickr

Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens como fotografias, desenhos e ilustrações.

 

Genericamente, a rede social Flickr permite guardar, partilhar e organizar imagens, fotos e vídeos, permitindo que os utilizadores criem álbuns para armazenar os seus arquivos e permitindo ainda o contacto com outros utilizadores de diferentes locais do mundo. Aliás, o objetivo do Flickr é precisamente o de juntar pessoas que têm em comum o gosto pela fotografia.

O Flickr não é apenas um álbum de fotos. As suas opções são incomparáveis em relação a outros serviços na Internet, porque tem como principais utilizadores fotógrafos profissionais e grandes amantes da fotografia, que veem a rede como um registro de momento, sim, mas também como uma grande expressão de arte. No entanto, o Flickr, que já gozou de grande popularidade, com a propagação de redes sociais de fotografia (gratuitas e ilimitadas), teve de se reposicionar.

 

Um pouco de história…

O Flickr foi desenvolvido pela empresa Ludicorp no Canadá e lançado em fevereiro de 2004. No ano seguinte, a Yahoo! adquire a Ludicorp e migra o Flickr para os Estados Unidos. Mais tarde, em 2006, o Flickr altera a classificação do seu site de Beta para Gamma. A mudança reflete um vocabulário comum para designar atualizações de versões de software, refletindo um novo desenho e estrutura para o programa.

Hoje, o Flickr e a Yahoo fazem parte da Oath e integram a família de empresas da Verizon.

 

Como funciona o Flickr?

 

Organização e pesquisa

O Flickr organiza e classifica fotos, principalmente através de categorias (tags ou etiquetas). Essas tags são atribuídas às respetivas fotografias pelos próprios utilizadores que as carregam na plataforma. Com isso, a pesquisa de imagens torna-se um processo fácil e ágil. O Flickr também mostra uma lista das tags mais utilizadas nas fotos e permite que os utilizadores organizem as suas próprias fotografias através de álbuns (set) e os agrupem em coleções.

 

Partilha

O serviço oferece opções de partilha, mas também de privacidade para utilizadores que querem apenas guardar as fotos para si mesmos.

 

Qualidade e tamanho das imagens

No Flickr as fotos não perdem a qualidade e podem ser visualizadas no tamanho em que foram enviadas. Apesar da foto poder ser vista em diversos tamanhos, o Flickr disponibiliza um link onde os utilizadores podem fazer o download da imagem no tamanho escolhido.

 

Notas

O serviço permite, através da opção “add notes”, que se coloquem descrições nas fotos.

 

Mapas

A plataforma permite ao utilizador arrastar uma foto num mapa, para o lugar onde foi tirada, permitindo que utilizadores de todo o mundo vejam fotos por localização.

 

Como usar o Flickr?

 

– Aceder ao site do Flickr e criar uma conta na página inicial, preenchendo com os dados necessários.

– Indicar que se está pronto para começar a usar o Flickr, criar um nome e clicar em “criar uma nova conta”.

– Personalizar o perfil. É possível editar todas as informações sobre o utilizador, inserir a sua foto ou avatar, entre outras opções tais como o endereço do álbum no Flickr, ou seja, a URL correspondente à página em causa. Quando o utilizador terminar, deve clicar em “visualizar” para conferir se o endereço escolhido está disponível.

– Se tudo estiver conforme, o utilizador deve clicar em “próxima” para começar a criar o seu álbum e mostrar as suas qualidades de fotógrafo.

– As imagens podem ser transferidas de câmaras ou smartphones, basta fazer upload ou “escolher fotos” e depois adicionar uma descrição, tags, marcar pessoas, definir o álbum ou grupo ao qual ela ou elas se destinam e configurar as definições de privacidade – se a foto será pública ou visível apenas para alguns amigos – além do tipo de licença para uso da imagem.

– Como outros serviços de fotos, o Flickr também permite a edição das imagens após o upload. Para isso é necessário permitir que o aplicativo aceda às fotos. Depois é possível inserir molduras, cortar, usar filtros, redefinir o foco, orientação (vertical ou horizontal), desenhar, eliminar olhos vermelhos, etc.

– Por fim, as imagens podem constar nos álbuns do Flickr ou serem partilhadas por email e/ou noutras redes sociais, como Facebook. Além disso, há a possibilidade de o utilizador obter o link direto da foto e um código HTML para incorporação em qualquer site ou blog.

422 Visualizações 1 Total
422 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.