Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da Aplle
Apple ou Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana responsável por projetar e comercializar produtos nas áreas de informática, de telefonia móvel, de televisão e de música. A empresa tem seu foco comercial na linha de computadores Macintosh, no telemóvel iPhone, no reprodutor de música iPod, no tablete iPad e, mais recentemente, no serviço de TV Apple TV e no relógio inteligente Apple Watch.
A Apple é conhecida por seus softwares e hardwares exclusivos e de tecnologia fechada. Entre eles estão o sistema operacional macOS e o iOS, que pertence aos sistemas móveis da empresa. Ela ainda trabalha com um navegador próprio, chamado Safari, além de fornecer diversos softwares nas áreas de edição de fotografias e de vídeos, de produção musical, de produtividade, bem como um navegador de mídia próprio chamado iTunes.
Em 2011 a Apple se tornou a empresa de tecnologia mais valiosa de todo o planeta ao ultrapassar a Microsoft. No ano seguinte, ao ultrapassar a multinacional de petróleo Exxonmobil em valor de mercado, tornou-se a maior empresa de capital aberto do mundo. Em 2016, a Apple se manteve em segundo lugar como marca mais valiosa de todas, atrás apenas da Google, avaliada por especialistas com um valor de 228 bilhões de dólares.
Apple: um império da tecnologia
A Apple tem sua origem no ideal de dois jovens universitários norte-americanos de levar computadores pessoais às casas de todas as pessoas do mundo. Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak faziam parte de um grupo de inovadores que montavam seus próprios computadores artesanais.
O primeiro projeto da dupla foi chamado de Apple I, pensado e desenvolvido em um dormitório de faculdade. Apesar de ter sido bastante inovador e avançado para a época, o primeiro computador elaborado pelos dois foi recusado por empresas de renome no ramo, como a HP e a Atari. O projeto era apenas uma placa de circuito armazenada em uma rústica caixa de madeira.
O Apple I custava 600 dólares, o que hoje equivale a 5 mil dólares. Mesmo que não tenha sido um sucesso de vendas, o primeiro projeto de Jobs e Wosniak deixou os dois muito animados. A esperança de realizarem o sonho de chegar às casas de todas as famílias do planeta fez com que eles desenvolvessem um novo modelo de computador.
O Apple II foi lançado em 1977, com aperfeiçoamentos técnicos e visuais. Apesar de custar o dobro de seu antecessor, 1200 dólares – 10 mil nos valores atuais –, ele vendeu bem. Esse modelo se assemelhava em alguns pontos aos computadores atuais. Ele vinha em um gabinete de plástico com um teclado embutido. O sucesso do Apple II fez com que ele fosse comercializado até a década de 1990.
A partir do Apple II, a Apple apostou pesado em computadores com mouse e interface gráfica. Em 1983 há o lançamento de Lisa, um computador bastante avançado para a época. Ele apresentava 1MB de memória RAM, dois leitores de disquetes, monitor de 12 polegadas e disco rígido de 5MG. Ele teria sido um sucesso, não fosse o preço, que beirava os 12 mil dólares.
Apenas um ano depois, a Apple lançou a base de seu grande sucesso: o Macintosh. As configurações do Mac eram semelhantes a outros PCs da época e trazia o sistema operacional Mac OS 1.0. O sucesso da era Macintosh, no entanto, desestabilizou a empresa, que demitiu Steve Jobs em 1985, sua cabeça criativa e um dos fundadores.
Por mais de uma década a Apple passou por uma crise criativa e mesmo financeira, período em que viu outras gigantes da tecnologia crescerem, como a Microsoft. Somente em 1996, com o retorno de Steve Jobs, que a empresa voltou a crescer e a produzir produtos que mudaram e encantaram o mundo todo.
Desde 1998 ela vem conquistando um espaço cada vez maior no meio tecnológico ao investir em produtos com interface limpa e bonita e com hardwares e softwares inovadores. Em 2001 ingressou no mercado dos portáteis reprodutores de música, com o iPod, um produto que revolucionou na época a forma de se ouvir suas canções preferidas.
Em 2007, com o lançamento do iPhone, a Apple conquistou e manteve durante longo tempo a supremacia na área de telefonia móvel. Durante todos os anos de sua atuação dos diversos ramos da tecnologia, a Apple investe na personalização de seus produtos, para que cada usuário tenha acesso a uma experiência única, de acordo com suas preferências.
Atualmente, os maiores projetos da Apple são os iMacs, monitores que possuem toda a potência de computadores, e iPhones com grande versatilidade e opções para os usuários. A empresa também trabalha com produtos portáteis como o MacBook Air e o iPod Nano 3G, além de relógios inteligentes que buscam facilitar a vida de seus usuários.
References:
https://www.macworld.co.uk/feature/apple/history-of-apple-steve-jobs-mac-3606104/