Steve Jobs

Apresentação da vida e obra de Steve Jobs: Steve Paul Jobs nasceu em São Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Biografia de Steve Jobs

Steve Paul Jobs nasceu em São Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, em 24 de fevereiro de 1955. Os seus pais biológicos entregaram-no para adoção e ele foi adotado por Paul e Clara Jobs. Paul era um maquinista e Clara uma contabilista. Quando Steve tinha cinco anos, família mudou-se para Moutain View, na Califórnia, onde Steve foi para a escola e cresceu.

Um dos passatempos favoritos de Steve enquanto crescia era trabalhar com eletrónica na garagem com o seu pai. Eles desmontavam aparelhos eletrónicos como rádios e depois montavam novamente. Steve era um aluno inteligente, mas ficou aborrecido com a escola. Ele, muitas vezes, pregava partidas aos colegas. Quando tinha treze anos, Jobs conheceu Steve Wozniak com dezoito anos de idade. Wozniak também se interessava por eletrónica e os dois meninos logo se tornaram amigos.

Depois de terminar o secundário, Jobs entrou na universidade de Reed, no Oregon. No entanto, ele achava as aulas chatas e saiu da universidade. Ele começou a trabalhar com um fabricante de videojogos, a Atari. Jobs tornou-se cada vez mais interessado por filosofia. Ele saiu do emprego e fez uma viagem à Índia. Ele passou sete meses a viajar pela Índia e a estudar a religião budista. Após o seu regresso para a Califórnia, ele voltou a trabalhar para a Atari.

Jobs começou, novamente, a sair com Steve Wosniak e os dois estavam muito interessados em computadores. Wosniak queria o seu próprio computador pessoal e sendo um génio da eletrónica, ele inventou o seu próprio computador. Jobs ficou muito impressionado e sugeriu a Wosniak que começassem a sua própria empresa para vender o computador. Wosniak concordou e em 1976 eles formaram a empresa Apple Computer e chamou o seu primeiro computador de Apple I. Eles começaram a fazer computadores na garagem de Jobs. Jobs tinha apenas vinte e um anos de idade na época.

Wozniak, em seguida, começou a trabalhar na próxima versão chamada de Apple II. Jobs poderia dizer que iria ser um grande produto. Ele vendeu a ideia a alguns investidores e convenceu-os a investir na empresa. O Apple II foi um grande sucesso. A empresa cresceu rapidamente e se tornou pública apenas quatro anos depois de ter começado em 1980.

Os próximos dois computadores pessoais da Apple, o Apple III e o Lisa, não foram muito bem sucedidos. Jobs colocou toda a sua atenção para o desenvolvimento do Macintosh. O Macintosh foi lançado com muito alarido durante o Super Bowl (final do campeonato de futebol americano). Foi um enorme sucesso.

No entanto, a Apple estava a ser muita pressionada por causa do PC projetado pela IBM. O PC era um conceito aberto, que pode ser clonado e feito por várias empresas. O PC era muito mais barato e as vendas do Macintosh e Apple começaram a entrar em declínio. Jobs assumiu a culpa e despediu-se da Apple em 1985.

Sempre a querer criar o próximo grande produto, Jobs começou uma nova empresa chamada NeXT Computer. Os computadores eram tecnicamente excelentes, mas muito caros para o utilizador comum e a NeXT começou a perder dinheiro. Jobs, em seguida, tornou a NeXT numa empresa de software e começou a ter algum sucesso.

Em 1986, Jobs comprou uma empresa gráfica por dez milhões de dólares. Ele mudou o nome da empresa para Pixar. No início, a empresa vendeu software gráfico 3D, mas em 1991 eles receberam um contacto da Disney para criar uma longa-metragem. O seu primeiro filme foi o Toy Story, que foi um enorme sucesso. A Pixar passou a fazer filmes como À procura de Nemo, Monstros e companhia, Carros, Wall-E e Up. Jobs teve mais lucro com a Pixar do que ele teve durante a sua primeira passagem pela Apple.

Em 1997, a Apple acabou por comprar a NeXT de Jobs. Ele, então, regressou para a empresa como diretor. A Apple, na época, estava a precisar de algumas novas ideias. Com Jobs no comando, a Apple começou a ramificar-se em novos produtos. Eles foram introduzindo o leitor de música iPod e software de música iTunes. Ambos foram um enorme sucesso e deram à Apple uma nova imagem de estar na vanguarda do consumo eletrónico. Em 2007, a Apple lançou o iPhone, que mudou a forma como foram utilizados os telefones e tomou o mercado das telecomunicações móveis. Jobs tornou-se numa celebridade e foi considerado por muitos como um dos grandes inovadores da década de 2000.

Steve Jobs morreu no dia 5 de outubro de 2011 de cancro no pâncreas. Ele lutou contra a doença durante vários anos desde o seu primeiro diagnóstico em 2003.

589 Visualizações 1 Total
589 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.